RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 07
DATA: 23/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 80 minutos
1.
Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Apresentação,
leitura e divisões do roteiro da mostra: Em roda, farei a leitura do roteiro,
cada aluno terá a sua cópia. Além da leitura, faremos em grupo a divisão de
cada personagem em cada cena.
Apresentação
de cordéis: Mostrar capas de cordéis e ceder o material para que eles criem em
casa, diferentes capas de cordéis que irão para o cenário da mostra.
Aquecimento:
Pega-pega normal e pega-pega com obstáculo, os alunos que forem pegos ficam
parados no espaço criando obstáculos.
Passagem
de cenas da mostra: Ensaiar cena por cena, até onde o tempo de aula permitir o
ensaio. Deixando dez minutos finais para uma breve avaliação.
2. Observações importantes (descrever
em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização,
etc.):
Os
alunos ficaram empolgados com a leitura do roteiro, alguns não prestaram muita
atenção e atrapalharam a leitura em alguns momentos. Foi feito o pedido para
que eles desenhassem as capas de cordéis que irão compor o cenário da mostra,
eles prestaram atenção e entenderam a proposta. No momento do pega-pega houve
uma dificuldade por conta do espaço já que estavam todos os alunos em aula
desta vez. Então mudamos para o jogo do chicotinho queimado que conseguiu ser
realizado tranquilamente. Na outra parte da aula começamos a passar a mostra
pela primeira vez, e fomos até a metade. A turma dispersa e conversa em vários
momentos, o que dificulta o ensaio. E com o pouco tempo é preciso atenção e
colaboração de todos. Em conversa com o supervisor Jorge Borges, ficou decidido
que devido a pouca quantidade de aulas que tenho talvez a mostra seja
apresentada com os alunos que cooperem mais com o processo.
AULA
OBSERVADA:
A
professora iniciou a aula conversando sobre a quantidade de aulas que faltam
para finalizar a mostra e frisou a importância da atenção e colaboração de
todos nesta etapa do processo.
Em
círculo, começaram a ler o roteiro da mostra. Juntamente com o texto a
professora apresentou elementos que comporão a cena: figurinos, lençol,
fantoches e outros. Após a leitura total do texto a professora separou os
núcleos de cada cena e fez uma dinâmica com a leitura.
REFERÊNCIA:
REVERBEL, Olga. Teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1997.
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
ESTAGIÁRIO:
Maruan Raghdan Sarraf
PROFESSOR
SUPERVISOR: Jorge
Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário