RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 06
DATA: 09/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 80 minutos
1.
Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Jogo
de concentração: Rope – todos os alunos em um círculo, o primeiro lança o rope
batendo as palmas das mãos apontando e olhando para o colega, quem receber será
o próximo a lançar e assim o jogo segue. A atividade pode ter variações de
velocidade e de como lançar o rope.
Cirandas:
Relembrar a música e os passos da “Minha Ciranda” e “Paixão”, já apresentadas.
Aquecimento:
Batatinha frita 1, 2, 3 – Um voluntário fica de um lado da sala de costas para
o restante da turma que está do lado oposto. O voluntário deve dizer alto:
“Batatinha frita 1, 2, 3” e se virar em seguida. Os outros devem caminhar
enquanto a frase é pronunciada parando estáticos antes que o voluntário se
vire. Quem for apanhado ainda em movimento volta ao ponto de partida. Vence o
jogo aquele que tocar o aluno que estiver dizendo a frase.
Leitura
de roteiro com criação de imagens: A turma será dividida em dois grupos, os
meninos (fera, cruel, rapaz que ama Angelita) e as meninas (Angelitas), cada
grupo improvisará de acordo com o seu personagem que será o mesmo para todo o
grupo. Enquanto a leitura do roteiro será feita, eles irão criar uma imagem que
represente a ação lida. Primeiro somente o grupo dos meninos, depois o das
meninas e por fim, os dois ao mesmo tempo.
2. Observações importantes (descrever
em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização,
etc.):
As
aulas fluem com maior naturalidade nesta etapa, eles entendem como tudo se dará
e a ideia das atividades trabalhadas. Acredito ter alcançado bons resultados
com o tempo. Agora com a nova etapa de ensaios para mostra, acredito que virá
uma nova adaptação. Eles acatam e recebem os jogos muito bem e relevam uma
grande competitividade, a ideia maior é a diversão, aquecimento e distração. O
brincar se faz muito presente em todos os momentos da aula, o que é
satisfatório.
AULA
OBSERVADA:
A
aula iniciou com os alunos lendo o roteiro da mostra: “Faz de conta”, elaborado
pela professora. Cada um leu o seu personagem. Após a leitura dos núcleos, a
professora deixou cada dupla/trio decorarem o texto enquanto selecionava os
demais personagens. Por fim ela sentou em círculo e pediu que os alunos
decorassem o texto em casa, já que a próxima aula seria duas semanas depois.
Fez uma nova leitura rápida e finalizou a aula.
REFERÊNCIA:
DOURADO, Paulo & Maria Eugênia
Milet. Manual de criatividades. Salvador; Funceb: EGB, 1997.
REVERBEL, Olga. Teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1997.
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
ESTAGIÁRIO:
Maruan Raghdan Sarraf
PROFESSOR
SUPERVISOR: Jorge
Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário