PLANO DE AULA Nº 11
DATA: 29-11-2012
INSTITUIÇÃO: Colégio
Estadual Raphael Serravale
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTAGIÁRIO: André Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Regina
TURNO: Matutino
TURMA: 8° Série
DURAÇÃO DA AULA: 1 h e
40 min.
Objetivo:
Dar continuidade ao processo de realismo e naturalismo
através da teoria e prática.
Trabalhar a imaginação e sensibilização
Aperfeiçoamento dos sentidos
Conteúdo:
Realismo e Naturalismo
Sensibilidade
Os cinco sentidos no teatro
Metodologia:
O processo da última aula deve ser retomado nessa, seguindo o
estudo de realismo e naturalismo, mas desta vez estudar a definição destes
aspectos cênicos.
Além do estudo Naturalista e realista, a aula começa com o
trabalho dos cinco sentidos em um processo criativo. A aula começa com todos os alunos andando pela
sala e tendo consciência do feito; em seguida deve ser dado um toque e todos os
alunos devem parar, com isso, devem fechar os olhos e o professor deve levar um
dos participantes até outro. Um dos participantes será o PARTICIPANTE A e o
outro o PARTICIPANTE B; o primeiro começa a tatear o colega próximo, sendo que este
fora colocado pelo professor em sua frente. Após o tatear o participante tem um
tempo estimado. Esgotado o tempo determinado, deve dizer o nome da pessoa
tateada, afim de ‘’acertar’’ de quem se tratava.
Sensibilidade, este é o foco do próximo jogo. Assim, os
participantes com o término do jogo anterior devem escolher um participante, e
fazer dupla com este. Uma das
pessoas da dupla deve ser o ‘’palitó’’ e a outra será o ‘’ dono do palitó’’,
este que irá manusear o objeto, limpá-lo, lavar, passar e passear com ele por
um pequeno espaço da sala. A aula se finaliza com a leitura do diário de bordo.
Recursos
Materiais:
Não se usou recursos materiais.
Avaliação:
Avaliar a disponibilidade do aluno para com o trabalho
proposto.
Participação nos debates.
Referencia
Bibliográfica:
Diário de Bordo do Curso Livre do Sesc 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário