Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

DE MARÇO À AGOSTO

Segue abaixo Relatórios das aulas aplicadas na Escola Municipal Zulmira Torres no primeiro semestre (de março a agosto) de 2012.
 
 
 
 
01
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 29.03.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
JOGOS:
 
Três, três passará – adaptação do jogo Pega Gavião de Viola Spolin, com uma música brasileira. O jogo consiste em uma fila indiana formada pelos alunos, passando pelo arco formado por dois de seus colegas, dos quais os mesmos param o jogo quando querem, e fazem com que esse participante escolha uma fruta a qual representa um dos dois, formando assim filas atrás dos participantes que formam o arco.
Congela – Comando utilizado para facilitar a concentração dos alunos ou para paralisar determinada ação.
Desmaio numérico – Cada participante recebe um número e andam pelo espaço, os alunos podem cantar, ou andar sérios, o professor vai dizendo gradativamente números, e os colegas precisam evitar a queda do respectivo número (coleguinha) citado.
Cantiga (BRINCADEIRA) de roda – Forma-se um círculo para cantar, brincar e unificar os olhares da turma, facilitando a conversação
 
 
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
As aula foi tranquila, o primeiro grupo não sabia a música e isso levou um bom tempo de aula, na troca de turmas também perdi tempo para segunda aula. Preciso aprender a calcular melhor o tempo para concretizar as atividades por inteiro.
As crianças participaram ativamente dos jogos, existiam algumas muito cansadas, elas são curiosas e brincalhonas, entendem com facilidade as coisas que eu digo.
A infância é uma parte de a vida onde o aprender tem que ser gostoso, tem que ter gosto de chocolate, cheiro de café e cor brilhante.
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
Essa primeira aula de Omar foi muito prazerosa, o tempo foi curto, mas a culpa foi minha, pois não programei a aula como devido.
 
 
 
02
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 12.04.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
JOGOS:
 
Choque no círculo – na formação do círculo, de mãos dadas é uma energia é passada de mão a mão, fazendo os corpos mexerem-se como receber um choque – (Não sei a referencia).
Meu par de sapatos – Jogo criado para facilitar o tirar e o colocar dos sapatos pelos alunos, eles recebem um tempo determinado para calçar os sapatos e formar a fila, a turma sé é vitoriosa se todos conseguirem terminar o tempo determinado. (Minha autoria)
 
Circulo de dialogo – Conversa em grupo sobre os processos já realizados.
 
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):
 
 
SOBRE AS AULAS:
 
Realizar a minha aula foi muito tranquilo, os meus alunos estavam agitados, mais consegui manter a tranquilidade, porque a quantidade de alunos estava controlável, não deu para fazer o registro (com fotos), pois estando sozinha em sala não encontrei nenhum momento para realiza-la.
O momento em que precisei conversar com os alunos foi mágico, eles contavam empolgados sobre o espetáculo no Teatro Vila Velha, sobre os ocorridos em nossa ultima aula e sobre o que eles tem desejo em colocar em um espetáculo de Teatro. As minhas duas turmas (5ºB, - G1/G2) estavam com o mesmo ânimo, muita animação, falação e alegria.
As turmas do meu colega Omar (3ºB, - G1/G2) estavam agitadíssimas, muitos alunos faltaram decorrente a noticia da greve das Escolas Estaduais, então foi necessário em pedido da professora unir os poucos alunos, formando um só grupo, ”Confesso que foi uma aula difícil”, mas a maior dificuldade não se encontrava simplesmente na agitação dos alunos, mas em como modelar os jogos do plano de aula de Omar para aquela turma cheia de ânimo e exaltação.
Foi difícil trocar a metodologia que havia planejado para aplicação dos jogos em cima da hora, e incluir na aula uma brincadeira de roda para gastar um pouco da energia das crianças, ”Foi uma experiência engraçada”, me vi numa aula da Faculdade com a professora dizendo: “Vocês precisam estar preparados quando seus alunos começarem subir as paredes, esteja no teto”; foi isso que fiz, em alguns momentos percebi que as crianças nem me ouviam e que o congela não estava funcionando, então passei a falar baixinho, e eles ficavam parados tentando entender o que eu estava falando, “Ufa, funcionou!”.
Muitas palavras podem ser colocadas e ditas para descrever a situação da qual fiz parte na manhã desta quinta-feira, mas para mim a mais forte e que mais funciona delas é: SUCESSO. A aula aconteceu, estamos todos bem, conversamos, nos divertimos, sem confusões e com a proposta de aula resolvida. Aliás já consegui resolver o problema dos sapatos, agora os grupos do 5º ano tem um jogo onde precisam calçar os sapatos e formas as filas em 2 minutos, “Ufa, isso foi um máximo”.
 
 
03
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 19.04.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
JOGOS:
 
Morado, casa e terremoto – Os jogadores são colocados em trio, e as instruções são passadas: cada comando significa uma mudança de posicionamento dos jogadores, morador – os moradores trocam de lugar, casa – as casas trocam de lugar, e terremoto – todos correm e formam outras casas. (Adaptação de um jogo aprendido em oficina anterior -  não me recordo a referencia).
 
O rato e o gato -  Nestes jogo divide-se a turma em gatos e ratos e faz-se um tipo de pega-pega, onde os gatos pegam os ratos, sempre a inversão de papeis e o jogos acaba quando não a mais ratos para serem pegos. (não me recordo a referencia).
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):
 
 
 
 
Esta aula não foi utilizada.
 
 
 
 
04
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Estagiaria: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 26.04.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
JOGOS:
 
 
Jogos improvisacionais a partir da apresentação de imagens correlacionadas ao universo infantil. As imagens serão apresentadas aos crianças de diversas formas e ligadas às interpretações das crianças para que as mesmas possam improvisar. (Viola Spolin).
 
A aula foi pensada e desenvolvida a partir dos seguintes nortes bibliográficos:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição: Sprint. 2002.
 
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
 
 
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
A competição em acertar o processo de mimica do outro para ganhar o dito premio, tornou a brincadeira de produzir mimicas, em uma disputa, no inicio fiquei preocupada, mas depois percebi que foi uma simples transferência de brincadeira para jogo, porém um jogo saudável. Os alunos estavam agitados, mas a escolha dos jogos foi de grande valia;
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
A turma do meu amigo Omar é muito agitada e os primeiros momentos da aula foram difíceis. Eles gostam de capoeira, uma imagem bem trabalhada que Omar levou chamou muito a atenção dos meninos, eles gostam de história.
Participar das aulas de Omar é sempre prazeroso, ele tem um jeito meigo de falar conosco que encanta crianças e adultos.
 
 
 
05
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 03.05.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
JOGOS:
 
Objeto mágico – Neste jogo passasse um objeto de escolha do professor (passei uma caixa feita com papel colorido) e pedi que os alunos transformem esse objeto no que eles quiserem, passasse a caixa por todo o circulo até que todos criem o seu objeto.
 Jogando bola sem bola – Divide-se a turma em equipes e forma times de diversas modalidades de esporte, forma uma plateia (com os alunos da outra equipe) que terá que adivinhar que jogo está sendo realizado pela equipe no palco.
 Imagens – Estes tópico não é jogo, corresponde a entrega de imagens trabalhadas na aula passada para que eles pudesse colorir.
 
As aulas foram constituídas a partir das seguintes referencias:
 
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
 
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
 
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
 
Música: Escravos de Jó
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
Minha aula foi preciosa: calma, teve a participação e todos os alunos que compraram com carinho a proposta de aula, mas já percebi que os meus alunos não gostam de muita conversa, gostam de praticidade, de vivacidade (como toda criança), mas são centrados e curiosos, pois estão começando a pré-adolescência.
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
Os alunos de Omar estavam extremamente dispersos, todos os contornos foram feitos por ele para manter a atenção da turma, por diversas vezes a aula precisou ser parada para que houvesse uma conversa com os alunos. O plano de aula estava atrativo, mas os alunos estavam inquietos, Omar manteve a calma e a sinceridade com os alunos, eles ouviram tudo com muita plenitude, e resultados melhores são esperados nas próximas aulas.
Omar trabalhou um pouco de Samba, Capoeira, o Som, explicou o que era música, e falou com os alunos sobre marinheiros.
Alguns alunos se irritam com o barulho dos colegas e chegam a dizer que nunca serão professores. Os alunos falam bastante em morte e em violência, mas Omar está sempre contornando a situação e trazendo para eles um universos de belezas, com histórias, músicas e afins.
 
 
06
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 10.05.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula constituiu-se na formação de cenas a partir de estímulos visuais, ou melhor, dizendo imagens impressas e depois coloridas a mão. O processo faz parte da construção minuciosa da apresentação de pretextos para o alcance de um contexto final (mostra).
 
A aula foi pensada a partir das seguintes fontes:
 
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.O
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
Os meus alunos estavam agitados, mas eu consegui cumprir o plano. Durante a apresentação de uma das atividades propostas os alunos discutiram entre si, apontando milhares de erros. Consegui perceber nos alunos titulações de autoritarismo (quase que diretores, responsáveis) por parte de alguns.
Cantei com eles para aquecer, eles participaram ativamente, acredito que isso tenha sido o meu principio de acerto. “Eu consegui construir um núcleo, uma célula”. Havia um aluno muito cansando, ele disse que não tinha dormido, aquecemos o corpo numa conversa de movimentos corporais formados com “ar”, foi uma briga sem encostar um no outro.
As cenas criadas no exercício de improvisação foram de grande proveito para perceber e conhecer a maneira de agir de cada aluno.
- Teve uma aluna que chorou porque a amiguinha tirou ela do canto da parede, onde ela estava lendo – fiquei impressionada como desde pequenas as crianças preservam seu espaço.
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
Os alunos de Omar estavam extremamente dispersos, todos os contornos foram feitos por ele para manter a atenção da turma, por diversas vezes a aula precisou ser parada para que houvesse uma conversa com os alunos. O plano de aula estava atrativo, mas os alunos estavam inquietos, Omar manteve a calma e a sinceridade com os alunos, eles ouviram tudo com muita plenitude, e resultados melhores são esperados nas próximas aulas.
Omar trabalhou um pouco de Samba, Capoeira, o Som, explicou o que era música, e falou com os alunos sobre marinheiros.
Alguns alunos se irritam com o barulho dos colegas e chegam a dizer que nunca serão professores. Os alunos falam bastante em morte e em violência, mas Omar está sempre contornando a situação e trazendo para eles um universo de belezas, com histórias, músicas e afins.
 
 
 
07
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 17.05.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula constituiu-se na formação de cenas a partir de estímulos visuais, ou melhor, dizendo imagens impressas e depois coloridas a mão. O processo faz parte da construção minuciosa da apresentação de pretextos para o alcance de um contexto final (mostra).
 
A aula foi pensada a partir da seguinte bibliografia:
 
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
Na primeira aula tudo correu muito bem, os alunos compraram as propostas, conseguiram identificar e relembrar o ocorrido na aula passada e criaram cenas fantásticas chamadas: A Bruxa Voadora/ O Super-homem e a Gatinha má.
Eu estava cansada e cheguei em cima do horário, na correria me senti insegura para aplicar a aula, mas aconteceu.
Na segunda turma a aula não funcionou, a turma estava agitada e eu não tive o controle necessário, existe um aluno nesta turma que me deixou intimidada ele agiu com muita ignorância, tenho tido problemas em manter a aula num nível organizado, este aluno contaminou a turma com o desanimo, com as reclamações e os gritos.
Tenho percebido a cada dia que preciso ter na manga diversas técnicas (táticas, metodologias) para aplicar a aula, pois a cada dia encontro uma novidade, às vezes de pouca importância, que não afeta a aula, e por outras vezes, como essa, me deixa desestabilizada.
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
A aula observada foi divertida e a ligação dos pretextos era encantadora, mas foram muitos atrativos para uma só aula e as crianças perderam o foco e a continuidade dos jogos. Porém, acredito que Omar esteja ganhando as formas e manejos de cuidar e aplicar a aula a esta turma. “- Incrível!!!”
 
 
08
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 24.05.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula constituiu-se na formação de cenas a partir de estímulos visuais e textuais. O processo faz parte da construção minuciosa da apresentação de pretextos para o alcance de um contexto final (mostra).
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
As aulas não foram aplicadas, pois instalava-se a greve dos rodoviários na cidade.
 
 
09
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 31.05.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi pensada a discutir e mostrar aspectos da construção da fala, livros ilustrados foram levados, e um convidado foi levado para explanar aspectos do uso da mesma.
 
A aula foi pensada a partir das seguintes bibliografias:
 
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
MINHA AULA
 
Nomearei este relatório como: ONDE ESTAVA O CONTROLE?
Estar em uma sala com aproximadamente 30 alunos, todos muito eufóricos e muito conversadores é uma experiência que todo professor tem que sentir na pele para descobrir como é este sem controle, mas entendam: Sem controle do tom de voz, sem controle no discurso e na escolha do que dizer para acalmar a galerinha.
A visita do meu irmão – Israel Santana (Ator, palhaço e malabares) não significou nada próximo ao presente barulho que se instalou na sala, as conversas! A gritaria! Os berros!!!
A aula foi preparada com o intuito de desenvolver exercícios de voz com as crianças, mas não aconteceu como planejado.
Seria errado culpar somente as circunstancias: a sala de aula, quantidade de alunos e afins; acredito que não foi uma boa hora para quebrar o contexto instalado pelo pré-texto a bruxinha que era boa.
Mas, entre “machucados e feridos” todos se salvaram e no final da aula consegui ter uma ideia que talvez resolva os meus problemas em sala, vejamos:
- Eles arrumarão a sala
- Os que não quiserem participar das práticas farão outras atividades
- Todos devem trazer garrafas ou copos com água para sala para que parem de sair no meio da aula;
- Teremos toda semana um novo “FISCAL” de turma, para anotar o que ocorrer na sala e servir de exemplo.
Pronto! Acordei isso com eles. Ufa! Acredito que aos poucos eu aprenderei maneiras (métodos) delicados de lidar com os alunos, sem berros, castigos ou coisas do tipo.
Outro ponto importante a ressaltar é a importância da dupla na sala, o cuidado que Omar teve em me auxiliar nesta aula foi muito respeitosos e delicado.
Contudo, concluo o meu relatório “Recitando” 1 dos 6 trava-línguas que eu havia planejado e consegui aplicar:
 
NA BOCA DO BECO
NA BOCA DO BELO
UM BRAVO CADELO
BERRAVA BAU BAU
 
A AULA OBSERVADA (OMAR)
 
Está do meu colega foi uma aula com poucos acontecimentos positivos a serem salvos, foi uma aula muito “atrapalhada” pelos eventos naturais da escola, o principal deles o lanche servido na hora da aula, nomearia está aula de: A bolacha com Goiaba. A aula corria bem, o professor levou bexigas para efetuar um exercício com os alunos, havia também a presença do meu irmão, que para eles era novidade, houve algumas brigas entre alunos, mas tudo muito banal.
O professor Omar, tem trabalhado persistentemente na escrita de textos, o mesmo nesta aula abordou um texto no quadro para ler com as crianças, eles gostam, participam e se divertem com a letra do professor.
 
 
 
10
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 14.06.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi desenvolvida a partir da necessidade da introdução do texto base para o inicio da construção da mostra.
 
A base bibliográfica utilizada para auxilio da aula foi:
 
CABRAL, Beatriz. O Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
MINHA AULA
 
A aula foi fantástica. Tudo teve inicio com o desejo do meu colega Omar de levar o seu professor-personagem para sala de aula, sabíamos que a presença de uma figura diferente mudaria a rotina da escola, por isso a escolha do dia não poderia ter sido melhor. Sabendo que receberíamos uma senhora, preparei uma carta, com uma técnica que Omar me ensinou, envelheci o papel, e coloquei num saquinho preto. Pronto, o pré-texto para introdução do texto estava pronto, agora era esperar que as crianças gostassem da visita e comprassem a ideia.
Aconteceu, quando Dona Aurinda entrou na sala com seu guarda-chuva cheio de fitas coloridas, sua roupa velha, sua cara enrugara, e andado cheio de graça, as crianças vibraram, todos olhavam atentos, não houve problemas, a maioria participou, perguntou coisas a convidada, e depois da leitura da carta, todos aceitaram refazer a história da bruxa, como se fossem seus netos, para salvar aquela velha senhora.
E como imaginamos a escola ficou balançada, as crianças ficaram curiosas, as professoras correram para fotografar, foi muito engraçado, a troca de turma foi fantástica.
Durante a visita, os alunos escreveram coisas muito interessantes que me impressionaram pelo nível de atenção na conversa, tudo que foi colocado nos pequenos pedaços de papel me serviram como instrumento para a conclusa do texto base, me deram ideias de figurinos e cenários.
Agradeço à inteira participação do meu colega Omar, a aceitação da escola, a compra da proposta pelos alunos, e as intensas façanhas que tenho vivido. Ufa!
Foi ótimo, pois além da implementação dos pretextos nas aulas, tanto nas de Omar, quanto nas minhas, também foi possível ensinar o que é personagem, o que é interpretação, além de proporcionarmos aos alunos uma viagem no universo diário delas. Foi uma quebra de rotina, bem recepcionada por sinal.
 
A AULA OBSERVADA
 
A aula de Omar também foi maravilhosa, os alunos se envolveram com a presença da visita, estava tudo correndo muito bem, ouve a leitura de trechos de textos que se relacionam com a proposta de montagem do professor. Eles estavam curiosos, queriam saber quem estava ali, se era o professor deles, e foi um ótimo momento para ensinar as crianças o que é um personagem, que não devemos despir ou chamar o interprete do personagem pelo nome. Ele esta atuando.
 
 
 
 
11
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 12.07.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
Esta aula foi planejada com o intuito de apresentar o texto base aos alunos e de descobrir se eles conseguem identificar os conteúdos teatrais(personagens, cenário, enredo e afins) na mesma, para isso criei um questionário para que eles respondessem após ouvir a narração da história.
 
A aula foi auxiliada pelas seguintes fontes:
 
CABRAL, Beatriz. O Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola/Taís Ferreira. – Porto Alegre: Mediação, 2006
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
MINHA AULA
 
O tempo sempre é muito curto para realizar a atividade na calma que desejo e que se faz necessária, e desta vez para que os alunos respondessem o questionário não foi diferente, mas foi com muito prazer que concluímos a aula enfadonha.
Os alunos estavam calmos e ouviram com muita atenção a história cantada, responderam às perguntas questionando o porquê de cada coisa. A aula passou velozmente, mas conosco ficou a impressão de belas marcas impressas em 40 minutos.
Passei para casa de forma “maneira” uma pequena tarefa, os alunos devem trazer na próxima aula o nome e a idade que eles querem dar a suas personagens.
 
A AULA OBSERVADA
 
As cores sempre trazem alegria e quando se misturam com papel, criança, pré-texto e alegria tornam-se vida. A aula do professor Omar foi tão gostosa que acabou num piscar de olhos, ele trabalhou com leituras e utilizou-se do pré-texto “casa” para que as crianças liberassem a imaginação desenhando em um enorme papel madeira colocado no chão com tinta guache a mão suas ruas, casas e afins.
“Até eu cai na ‘gandaia’”, foi muito divertido ver as crianças pintando organizadamente.
Depois da aula nos responsabilizamos em lavar direitinho a mão de todos os alunos e depois nos divertimos novamente limpando a sala, o banheiro e o corredor por onde a vivacidade das crianças fez questão de passar.
 
 
 
12
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 19.07.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi construída e ancorada na construção dos personagens levados pelos alunos, às atividades propostas propuseram a colocar os personagens escolhidos pelos alunos para dentro da história.
 
A aula foi auxiliada pelas seguintes fontes:
 
CABRAL, Beatriz. O Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
SOBRE AS AULAS:
 
Esta aula foi muito feliz, os alunos levaram seus personagens, conseguimos improvisar a nossa entrada e considerei o ganho de uma pequena célula do nosso corpo de montagem. Fico triste em dizer que por ter chegado 10 minutos atrasada acabei machucando o meu horário e condensando o do meu amigo Omar, que acabou ficando prejudicado em relação a tempo de organização da aula, precisou condensar os seus jogos para que coubessem no tempo que lhe restou. Parece exagero, mas temos 40 minutos, se perdemos 10 minutos, ficamos com 30; se nos lembrarmos da troca dos alunos, e de todos os outros empecilhos que podem ocorrer, o tempo desaparece.
 
Apesar dessa compra de tempo, e dessa corrida veloz para a construção das mostras, estas aulas nos deram um brilho a mais, colhemos materiais muito interessantes e avançamos nas nossas construções.
 
 
 
13
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 26.07.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi construída e ancorada no mesmo objetivo e ideal da aula passada, pensando na construção dos personagens levados pelos alunos, às atividades propostas propuseram a colocar os personagens escolhidos pelos alunos para dentro da história; porém o pensamento da vez é o de reafirmar os personagens.
 
A aula foi estruturada a partir das seguintes bibliografias:
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
A escola estava num movimento constante, haveria espetáculo naquela manhã, e os alunos estavam eufóricos, reunir toda a turma já é difícil, mas com a euforia deles ficou mais difícil ainda. Enfim, além do alto nível das conversas, as interrupções, com entrada e saída da sala de diversas pessoas, eu também não estava bem, cansada, cheia de problemas pessoais, não consegui organizar a turma, consegui iniciar o exercício, que começou muito bem. Todos estavam animados, riam muito.
A plateia formada em frente ao quadro branco, e a frente dela uma cadeira, rodeada de diversas embalagens formava um improvisado cenário, um pedacinho da casa das nossas amigas bruxas e bruxos da história, um por vez eram chamados os personagens, que entravam, davam bom dia, falavam algo e saiam. Não foram grandes os avanços com os personagens.
Logo tive que interromper o jogo, me em pé em cima da cadeira para me fazer vista, pensei logo “Eles estão nas paredes, preciso ir ao teto”, Eles me viram, me ouviram e reparei onde eu estava errando. Eu descobri que tenho uma turma mista, adolescentes e crianças. “Puxa vida!”, Nunca havia percebido.
A partir daí me senti na obrigação de atender aos dois públicos respectivamente, mas os meus problemas pessoais continuam aumentando e atrapalhando visivelmente no meu trabalho profissional.
Bom, a aula terminou bem, apesar de ver em muitas fases a tristeza, por não terem mostrado os teus personagens, que ficaram ali, loucos, explodindo para sair.
 
AULA OBSERVADA (OMAR)
 
Ao contrário de mim o professor Omar tem alcançado grandes tetos, ele tem observado e conquistado a turma, desde propostas de jogos, a construção da mostra. Os alunos estão interessados e comprando a ideia.
Os alunos por vezes estão desatentos, mas acredito que seja normal, por serem pequenos ainda ficam confusos ao que dar atenção.
 
 
 
14
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 02.08.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi construída e ancorada na construção dos personagens levados pelos alunos, às atividades propostas propuseram a construção das cenas sequenciais da mostra, os alunos improvisaram a partir do estimulo musical e do texto base.
Para construir essa aula utilizei como base os meus diários de bordo do curso de Licenciatura em Teatro na Ufba nos anos de 2011 e 2012.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
Eu simplesmente não consegui aplicar essa aula, os alunos estavam agitados, eu estava nervosa, com os nervos aflorados, por vezes falei em tom fora do desejado com os alunos. Sei que eles são crianças, e precisam ser entendidas, perdi o fio da aula, e comprei a proposta de Omar, fui levada pela maré pelos alunos, e por alguns instantes despercebi do que estava sendo feito.
Preciso me organizar, eu estava indo super bem, estava tudo correndo ótimo, já tenho uma primeira célula, só preciso me acalmar e tocar o barco.
 
AULA OBSERVADA (OMAR)
 
A aula de Omar foi apesar de tudo tranquila, as crianças estavam agitadas, queriam brincar, mas ele conseguiu segurá-las pelo tempo exato de fazer com que as mesmas entendessem o que era figurino, cenário e sonoplastia. Depois jogaram um pouco, jogos que estarão na mostra dos mesmos.
 
 
 
 
15
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 09.08.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi construída e ancorada na construção dos personagens levados pelos alunos, às atividades propostas propõem que os alunos improvisem a partir do estimulo musical e do texto base.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
AS AULAS:
 
Não pude aplicar a aula, pois os alunos se ausentaram da escola para um evento da policia. Então só poderei relatar a aula observada.
 
A aula do professor Omar foi muito divertida e produtiva, o professor conseguiu dar uma aula simples e comprometida sobre os elementos do teatro, os alunos aprenderam o que seria figurino, cenário, sonoplastia, enfim aprenderam o necessário para opinar na concepção da montagem (mostra) que eles construirão.
 
 
 
16
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 16.08.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi elaborada para que os alunos possam opinar e evidenciar o desejo dos mesmos através de conversas, bate-papos, e os jogos são apenas para deixar a turma mais descontraída.
A aula foi construída a partir de relatos do meu diário de bordo.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
AS AULAS:
 
Todas as aulas número 16 foram ministradas por mim, nas duas turmas (4 grupos – 3º e 5º ano), porque o meu colega Omar estava doente, me repassou as atividades para sua turma por telefone e eu as executei.
Bom, as aulas foram aplicadas, os exercícios foram desenvolvidos, a minha turma avançou ao que diz respeito à construção da mostra. Porém não tenho dado conta da indisciplina das crianças, elas estão desobedientes e tenho tido dificuldades em mantê-los atentos. Eles gritam, e por vezes me deixo levar, onde o meu tom de voz também se eleva, tenho tentado conversar com eles sobre disciplina, sobre comportamento, tenho feito pedidos, explicado as situações.
Na turma do 3º ano houve um fato que me deixou completamente aflita, uma das alunas caiu durante uma atividade, na minha frente, foi uma queda feia e ela machucou o braço, conclui a aula rapidamente e fui em busca do supervisor para que o mesmo me orientasse, mesmo assim me vi completamente perdida naquela situação.
Vou chama-la de “Is”, ela sentia dor, nos duas fomos encaminhadas a cozinha, colocamos gelo no braço dela e depois a vice-diretora nos chamou, disse que ligaria para os pais da menina, mas Is não queria, mesmo com a persistência da dor.
No final tudo deu certo, pediram que eu voltasse a dar aula, fui a outra turma, depois voltei a sala para ver como se encontrava Is, a menina estava ótima, já estava brincando, a coordenadora me disse que aquele tipo de situação é normal, as crianças caem, se machucam, só precisamos ficar atentos para que não ocorra casos mais graves, e observar as crianças que possuem mais tendência em cair para precaver coisas mais graves. Acabou tudo bem, mas foi uma manhã difícil.
 
 
 
17
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 23.08.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula teve como principal objetivo a leitura do texto para apresentação com as crianças. Uma leitura de ajustes, correções, redistribuições de personagens.
A aula foi pensada a partir do meu diário de bordo.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA:
 
Minha aula começou no horário certo, busquei os alunos, distribui os textos e iniciamos a leitura, corrigindo palavras, redistribuindo personagens, um trabalho cansativo, achei que os alunos nem conseguiriam, não suportariam a leitura, mas graças a Deus conseguimos, porém ultrapassei os dois horários de aula.
Consegui terminar a leitura do texto e organizei tudo que precisava, mas cometi um erro ultrapassando os meus horários, tomando o horário de lanche dos alunos.
 
A MINHA AULA:
 
A aula teve inicio um pouco mais tarde porque esperamos a coordenadora para abrir a sala com isso à aula do professor Omar precisou ser enxugada. Os alunos participaram da aula muito atentamente, desenharam no papel madeira brinquedos que possuíam e explicaram como adquiriram o nome do brinquedo, enfim, fizeram um breve histórico do brinquedo.
Depois do desenho os alunos brincaram de chicotinho queimado, foi muito divertido. As aulas foram concluídas no momento exato, tendo perda para os alunos.
 
 
 
18
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 30.08.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula teve como principal objetivo a fase inicial de ensaios para mostra das crianças, fizemos a marcação e a repetição das cenas iniciais. A aula foi idealizada a partir de dados retirados do meu diário de bordo.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA E A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
As aulas foram muito proveitosas, a busca dos alunos, a volta a salas, foi tudo muito tranquilo, os alunos estavam agitados, porém queriam ouvir, participar, Jorge o supervisor se fez presente nas aulas, acredito que isso tenha influenciado na participação ativa dos alunos.
Omar conseguiu desenvolver duas cenas da sua mostra a partir de improvisos já realizados em outras aulas, porém aperfeiçoados e marcados, constituindo cenas.
Eu mostrei aos alunos parte da trilha sonora, marcamos três cenas, discutimos e aperfeiçoamos detalhes das mesmas, os alunos estavam ativos, Jorge e Omar colaboraram para que tudo corresse bem, Omar cuidava dos fatores externos (alunos que saiam da cena, se dispersavam ou o caso de uma aluna que estava com uma ferida no pé e coleguinha pisou sem querer e o pé da mesma começou a sangrar.). A aula em nenhum instante precisou ser parada para conversarmos sobre disciplina ou algo do tipo, foi tudo muito tranquilo.
A primeira passagem das cenas da minha mostra foi feita como em um ensaio comum, marcamos, falamos, paramos varias vezes, até que senti a necessidade de deixar que eles fizessem sozinhos, e isso aconteceu, eles me olhavam, sacudiam as cabeças, se reorganizavam no palco mesmo, mas foi tudo espontâneo e divertido, os deixei a vontade e funcionou.
 Concluímos as aulas com sorrisos estampados de alegria de ter cumprido o nosso dever, de ver as crianças saindo felizes, contempladas, cheias de vontade de voltar.
Antes do inicio das aulas e após tivemos um momento de extrema importância com o supervisor onde trocamos informações sobre os planos de aula, os relatórios e afins, não nos estendemos devido às atividades do FIAC que nos aguardava, porém aguardando para concluir amanhã no nosso encontro semanal.

Nenhum comentário: