Segue abaixo Relatórios das aulas aplicadas na Escola Municipal Zulmira Torres no primeiro semestre (de março a agosto) de 2012.
01
RELATÓRIO
DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista: MARIA
JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA
TORRES
Data: 29.03.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor:
JORGE
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
JOGOS:
Três, três passará –
adaptação do jogo Pega Gavião de Viola
Spolin, com uma música brasileira. O jogo consiste em uma fila indiana
formada pelos alunos, passando pelo arco formado por dois de seus colegas,
dos quais os mesmos param o jogo quando querem, e fazem com que esse
participante escolha uma fruta a qual representa um dos dois, formando assim
filas atrás dos participantes que formam o arco.
Congela –
Comando utilizado para facilitar a concentração dos alunos ou para paralisar
determinada ação.
Desmaio numérico –
Cada participante recebe um número e andam pelo espaço, os alunos podem
cantar, ou andar sérios, o professor vai dizendo gradativamente números, e os
colegas precisam evitar a queda do respectivo número (coleguinha) citado.
Cantiga (BRINCADEIRA) de roda – Forma-se
um círculo para cantar, brincar e unificar os olhares da turma, facilitando a
conversação
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA:
As
aula foi tranquila, o primeiro grupo não sabia a música e isso levou um bom
tempo de aula, na troca de turmas também perdi tempo para segunda aula.
Preciso aprender a calcular melhor o tempo para concretizar as atividades por
inteiro.
As
crianças participaram ativamente dos jogos, existiam algumas muito cansadas,
elas são curiosas e brincalhonas, entendem com facilidade as coisas que eu
digo.
A
infância é uma parte de a vida onde o aprender tem que ser gostoso, tem que
ter gosto de chocolate, cheiro de café e cor brilhante.
A AULA OBSERVADA (OMAR):
Essa
primeira aula de Omar foi muito prazerosa, o tempo foi curto, mas a culpa foi
minha, pois não programei a aula como devido.
|
02
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 12.04.2012
Hora da
aula:
Professor Supervisor:
JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
JOGOS:
Choque no círculo – na formação do círculo, de mãos dadas é uma energia é passada
de mão a mão, fazendo os corpos mexerem-se como receber um choque – (Não sei a
referencia).
Meu par de sapatos – Jogo criado para facilitar o tirar e o colocar dos sapatos
pelos alunos, eles recebem um tempo determinado para calçar os sapatos e formar
a fila, a turma sé é vitoriosa se todos conseguirem terminar o tempo
determinado. (Minha autoria)
Circulo de dialogo – Conversa em grupo sobre os processos já realizados.
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização etc.):
SOBRE AS AULAS:
Realizar a
minha aula foi muito tranquilo, os meus alunos estavam agitados, mais consegui
manter a tranquilidade, porque a quantidade de alunos estava controlável, não
deu para fazer o registro (com fotos), pois estando sozinha em sala não
encontrei nenhum momento para realiza-la.
O momento em
que precisei conversar com os alunos foi mágico, eles contavam empolgados sobre
o espetáculo no Teatro Vila Velha, sobre os ocorridos em nossa ultima aula e
sobre o que eles tem desejo em colocar em um espetáculo de Teatro. As minhas
duas turmas (5ºB, - G1/G2) estavam com o mesmo ânimo, muita animação, falação e
alegria.
As turmas do
meu colega Omar (3ºB, - G1/G2) estavam agitadíssimas, muitos alunos faltaram
decorrente a noticia da greve das Escolas Estaduais, então foi necessário em
pedido da professora unir os poucos alunos, formando um só grupo, ”Confesso que
foi uma aula difícil”, mas a maior dificuldade não se encontrava simplesmente
na agitação dos alunos, mas em como modelar os jogos do plano de aula de Omar
para aquela turma cheia de ânimo e exaltação.
Foi difícil
trocar a metodologia que havia planejado para aplicação dos jogos em cima da
hora, e incluir na aula uma brincadeira de roda para gastar um pouco da energia
das crianças, ”Foi uma experiência engraçada”, me vi numa aula da Faculdade com
a professora dizendo: “Vocês precisam estar preparados quando seus alunos
começarem subir as paredes, esteja no teto”; foi isso que fiz, em alguns
momentos percebi que as crianças nem me ouviam e que o congela não estava
funcionando, então passei a falar baixinho, e eles ficavam parados tentando
entender o que eu estava falando, “Ufa, funcionou!”.
Muitas
palavras podem ser colocadas e ditas para descrever a situação da qual fiz
parte na manhã desta quinta-feira, mas para mim a mais forte e que mais
funciona delas é: SUCESSO. A aula aconteceu, estamos todos bem, conversamos,
nos divertimos, sem confusões e com a proposta de aula resolvida. Aliás já
consegui resolver o problema dos sapatos, agora os grupos do 5º ano tem um jogo
onde precisam calçar os sapatos e formas as filas em 2 minutos, “Ufa, isso foi
um máximo”.
03
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA
TORRES
Data: 19.04.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
DESCRIÇÃO
DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
JOGOS:
Morado,
casa e terremoto –
Os jogadores são colocados em trio, e as instruções são passadas: cada
comando significa uma mudança de posicionamento dos jogadores, morador – os
moradores trocam de lugar, casa – as casas trocam de lugar, e terremoto –
todos correm e formam outras casas. (Adaptação de um jogo aprendido em
oficina anterior - não me recordo a
referencia).
O
rato e o gato - Nestes jogo divide-se a turma em
gatos e ratos e faz-se um tipo de pega-pega, onde os gatos pegam os ratos,
sempre a inversão de papeis e o jogos acaba quando não a mais ratos para
serem pegos. (não me recordo a referencia).
Observações
Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização etc.):
Esta aula não
foi utilizada.
|
04
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Estagiaria:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 26.04.2012
Hora da
aula:
Supervisor:
JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
JOGOS:
Jogos improvisacionais a partir da apresentação de imagens correlacionadas ao universo
infantil. As imagens serão apresentadas aos crianças de diversas formas e
ligadas às interpretações das crianças para que as mesmas possam improvisar.
(Viola Spolin).
A aula foi
pensada e desenvolvida a partir dos seguintes nortes bibliográficos:
FERREIRA,
Raul Neto. Recreação na escola /
Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição: Sprint. 2002.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia
da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE
REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA:
A competição em acertar o processo de mimica do outro para
ganhar o dito premio, tornou a brincadeira de produzir mimicas, em uma disputa,
no inicio fiquei preocupada, mas depois percebi que foi uma simples
transferência de brincadeira para jogo, porém um jogo saudável. Os alunos
estavam agitados, mas a escolha dos jogos foi de grande valia;
A
AULA OBSERVADA (OMAR):
A turma do meu amigo Omar é muito agitada e os primeiros
momentos da aula foram difíceis. Eles gostam de capoeira, uma imagem bem
trabalhada que Omar levou chamou muito a atenção dos meninos, eles gostam de
história.
Participar das aulas de Omar é sempre prazeroso, ele tem um
jeito meigo de falar conosco que encanta crianças e adultos.
05
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data:
03.05.2012
Hora da
aula:
Professor Supervisor:
JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
JOGOS:
Objeto
mágico – Neste jogo passasse um objeto de escolha do professor (passei
uma caixa feita com papel colorido) e pedi que os alunos transformem esse
objeto no que eles quiserem, passasse a caixa por todo o circulo até que todos
criem o seu objeto.
Jogando bola sem bola – Divide-se
a turma em equipes e forma times de diversas modalidades de esporte, forma uma
plateia (com os alunos da outra equipe) que terá que adivinhar que jogo está
sendo realizado pela equipe no palco.
Imagens – Estes tópico não é jogo,
corresponde a entrega de imagens trabalhadas na aula passada para que eles
pudesse colorir.
As aulas foram constituídas a
partir das seguintes referencias:
FERREIRA,
Raul Neto. Recreação na escola /
Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
NEVES,
Libéria Rodrigues. O uso dos jogos
teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria
Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. –
(Coleção Ágere).
SPOLIN,
Viola. Jogos teatrais: O fichário de
Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Música:
Escravos de Jó
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE
REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA:
Minha aula foi preciosa: calma, teve a participação e todos os
alunos que compraram com carinho a proposta de aula, mas já percebi que os meus
alunos não gostam de muita conversa, gostam de praticidade, de vivacidade (como
toda criança), mas são centrados e curiosos, pois estão começando a pré-adolescência.
A AULA
OBSERVADA (OMAR):
Os alunos de Omar estavam extremamente dispersos, todos os
contornos foram feitos por ele para manter a atenção da turma, por diversas
vezes a aula precisou ser parada para que houvesse uma conversa com os alunos.
O plano de aula estava atrativo, mas os alunos estavam inquietos, Omar manteve
a calma e a sinceridade com os alunos, eles ouviram tudo com muita plenitude, e
resultados melhores são esperados nas próximas aulas.
Omar trabalhou um pouco de Samba, Capoeira, o Som, explicou o
que era música, e falou com os alunos sobre marinheiros.
Alguns alunos se irritam com o barulho dos colegas e chegam a
dizer que nunca serão professores. Os alunos falam bastante em morte e em
violência, mas Omar está sempre contornando a situação e trazendo para eles um
universos de belezas, com histórias, músicas e afins.
06
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID -
2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 10.05.2012
Hora da
aula:
Professor Supervisor:
JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula constituiu-se na formação de cenas a partir de estímulos
visuais, ou melhor, dizendo imagens impressas e depois coloridas a mão. O
processo faz parte da construção minuciosa da apresentação de pretextos para o
alcance de um contexto final (mostra).
A aula foi pensada a partir das
seguintes fontes:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir,
1994.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia
da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.O
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE
REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA:
Os meus alunos estavam agitados, mas eu consegui cumprir o
plano. Durante a apresentação de uma das atividades propostas os alunos
discutiram entre si, apontando milhares de erros. Consegui perceber nos alunos
titulações de autoritarismo (quase que diretores, responsáveis) por parte de
alguns.
Cantei com eles para aquecer, eles participaram ativamente,
acredito que isso tenha sido o meu principio de acerto. “Eu consegui construir
um núcleo, uma célula”. Havia um aluno muito cansando, ele disse que não tinha
dormido, aquecemos o corpo numa conversa de movimentos corporais formados com
“ar”, foi uma briga sem encostar um no outro.
As cenas criadas no exercício de improvisação foram de grande
proveito para perceber e conhecer a maneira de agir de cada aluno.
- Teve uma aluna que chorou porque a amiguinha tirou ela do
canto da parede, onde ela estava lendo – fiquei impressionada como desde
pequenas as crianças preservam seu espaço.
A AULA
OBSERVADA (OMAR):
Os alunos de Omar estavam extremamente dispersos, todos os
contornos foram feitos por ele para manter a atenção da turma, por diversas
vezes a aula precisou ser parada para que houvesse uma conversa com os alunos.
O plano de aula estava atrativo, mas os alunos estavam inquietos, Omar manteve
a calma e a sinceridade com os alunos, eles ouviram tudo com muita plenitude, e
resultados melhores são esperados nas próximas aulas.
Omar trabalhou um pouco de Samba, Capoeira, o Som, explicou o
que era música, e falou com os alunos sobre marinheiros.
Alguns alunos se irritam com o barulho dos colegas e chegam a
dizer que nunca serão professores. Os alunos falam bastante em morte e em
violência, mas Omar está sempre contornando a situação e trazendo para eles um
universo de belezas, com histórias, músicas e afins.
07
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID -
2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 17.05.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E
CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula constituiu-se na formação de cenas a partir de estímulos
visuais, ou melhor, dizendo imagens impressas e depois coloridas a mão. O
processo faz parte da construção minuciosa da apresentação de pretextos para o
alcance de um contexto final (mostra).
A aula
foi pensada a partir da seguinte bibliografia:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir,
1994.
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA:
Na primeira aula tudo correu muito bem, os alunos compraram as
propostas, conseguiram identificar e relembrar o ocorrido na aula passada e
criaram cenas fantásticas chamadas: A Bruxa Voadora/ O Super-homem e a Gatinha
má.
Eu estava cansada e cheguei em cima do horário, na correria me
senti insegura para aplicar a aula, mas aconteceu.
Na segunda turma a aula não funcionou, a turma estava agitada e
eu não tive o controle necessário, existe um aluno nesta turma que me deixou
intimidada ele agiu com muita ignorância, tenho tido problemas em manter a aula
num nível organizado, este aluno contaminou a turma com o desanimo, com as
reclamações e os gritos.
Tenho percebido a cada dia que preciso ter na manga diversas
técnicas (táticas, metodologias) para aplicar a aula, pois a cada dia encontro
uma novidade, às vezes de pouca importância, que não afeta a aula, e por outras
vezes, como essa, me deixa desestabilizada.
A AULA
OBSERVADA (OMAR):
A aula observada foi divertida e a ligação dos pretextos era
encantadora, mas foram muitos atrativos para uma só aula e as crianças perderam
o foco e a continuidade dos jogos. Porém, acredito que Omar esteja ganhando as
formas e manejos de cuidar e aplicar a aula a esta turma. “- Incrível!!!”
08
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local
da aula: ZULMIRA TORRES
Data:
24.05.2012
Hora
da aula:
Supervisor:
JORGE
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS
ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A
aula constituiu-se na formação de cenas a partir de estímulos visuais e
textuais. O processo faz parte da construção minuciosa da apresentação de
pretextos para o alcance de um contexto final (mostra).
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
As
aulas não foram aplicadas, pois instalava-se a greve dos rodoviários na cidade.
09
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data:
31.05.2012
Hora da
aula:
Supervisor:
JORGE
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula
foi pensada a discutir e mostrar aspectos da construção da fala, livros
ilustrados foram levados, e um convidado foi levado para explanar aspectos do
uso da mesma.
A aula foi pensada a partir das seguintes bibliografias:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir,
1994.
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO
ETC.):
MINHA AULA
Nomearei este relatório como: ONDE ESTAVA O CONTROLE?
Estar em uma sala com aproximadamente 30 alunos, todos muito
eufóricos e muito conversadores é uma experiência que todo professor tem que
sentir na pele para descobrir como é este sem controle, mas entendam: Sem
controle do tom de voz, sem controle no discurso e na escolha do que dizer para
acalmar a galerinha.
A visita do meu irmão – Israel Santana (Ator, palhaço e
malabares) não significou nada próximo ao presente barulho que se instalou na
sala, as conversas! A gritaria! Os berros!!!
A aula foi preparada com o intuito de desenvolver exercícios de
voz com as crianças, mas não aconteceu como planejado.
Seria errado culpar somente as circunstancias: a sala de aula,
quantidade de alunos e afins; acredito que não foi uma boa hora para quebrar o
contexto instalado pelo pré-texto a bruxinha que era boa.
Mas, entre “machucados e feridos” todos se salvaram e no final
da aula consegui ter uma ideia que talvez resolva os meus problemas em sala,
vejamos:
- Eles arrumarão a sala
- Os que não quiserem participar das práticas farão outras
atividades
- Todos devem trazer garrafas ou copos com água para sala para
que parem de sair no meio da aula;
- Teremos toda semana um novo “FISCAL” de turma, para anotar o
que ocorrer na sala e servir de exemplo.
Pronto! Acordei isso com eles. Ufa! Acredito que aos poucos eu
aprenderei maneiras (métodos) delicados de lidar com os alunos, sem berros,
castigos ou coisas do tipo.
Outro ponto importante a ressaltar é a importância da dupla na
sala, o cuidado que Omar teve em me auxiliar nesta aula foi muito respeitosos e
delicado.
Contudo, concluo o meu relatório “Recitando” 1 dos 6
trava-línguas que eu havia planejado e consegui aplicar:
NA BOCA
DO BECO
NA BOCA
DO BELO
UM BRAVO
CADELO
BERRAVA
BAU BAU
A AULA OBSERVADA (OMAR)
Está do meu colega foi uma aula com poucos acontecimentos
positivos a serem salvos, foi uma aula muito “atrapalhada” pelos eventos
naturais da escola, o principal deles o lanche servido na hora da aula,
nomearia está aula de: A bolacha com Goiaba. A aula corria bem, o professor
levou bexigas para efetuar um exercício com os alunos, havia também a presença
do meu irmão, que para eles era novidade, houve algumas brigas entre alunos,
mas tudo muito banal.
O professor Omar, tem trabalhado persistentemente na escrita de
textos, o mesmo nesta aula abordou um texto no quadro para ler com as crianças,
eles gostam, participam e se divertem com a letra do professor.
10
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data:
14.06.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula foi desenvolvida a partir da necessidade da introdução do
texto base para o inicio da construção da mostra.
A base
bibliográfica utilizada para auxilio da aula foi:
CABRAL, Beatriz. O Drama
como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia
do Teatro).
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO
ETC.):
MINHA
AULA
A aula foi fantástica. Tudo
teve inicio com o desejo do meu colega Omar de levar o seu professor-personagem
para sala de aula, sabíamos que a presença de uma figura diferente mudaria a
rotina da escola, por isso a escolha do dia não poderia ter sido melhor.
Sabendo que receberíamos uma senhora, preparei uma carta, com uma técnica que
Omar me ensinou, envelheci o papel, e coloquei num saquinho preto. Pronto, o
pré-texto para introdução do texto estava pronto, agora era esperar que as
crianças gostassem da visita e comprassem a ideia.
Aconteceu, quando Dona Aurinda
entrou na sala com seu guarda-chuva cheio de fitas coloridas, sua roupa velha,
sua cara enrugara, e andado cheio de graça, as crianças vibraram, todos olhavam
atentos, não houve problemas, a maioria participou, perguntou coisas a
convidada, e depois da leitura da carta, todos aceitaram refazer a história da
bruxa, como se fossem seus netos, para salvar aquela velha senhora.
E como imaginamos a escola
ficou balançada, as crianças ficaram curiosas, as professoras correram para
fotografar, foi muito engraçado, a troca de turma foi fantástica.
Durante a visita, os alunos
escreveram coisas muito interessantes que me impressionaram pelo nível de
atenção na conversa, tudo que foi colocado nos pequenos pedaços de papel me
serviram como instrumento para a conclusa do texto base, me deram ideias de
figurinos e cenários.
Agradeço à inteira participação
do meu colega Omar, a aceitação da escola, a compra da proposta pelos alunos, e
as intensas façanhas que tenho vivido. Ufa!
Foi ótimo, pois além da
implementação dos pretextos nas aulas, tanto nas de Omar, quanto nas minhas,
também foi possível ensinar o que é personagem, o que é interpretação, além de
proporcionarmos aos alunos uma viagem no universo diário delas. Foi uma quebra
de rotina, bem recepcionada por sinal.
A AULA
OBSERVADA
A aula de Omar também foi
maravilhosa, os alunos se envolveram com a presença da visita, estava tudo
correndo muito bem, ouve a leitura de trechos de textos que se relacionam com a
proposta de montagem do professor. Eles estavam curiosos, queriam saber quem
estava ali, se era o professor deles, e foi um ótimo momento para ensinar as
crianças o que é um personagem, que não devemos despir ou chamar o interprete
do personagem pelo nome. Ele esta atuando.
11
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 12.07.2012
Hora da aula:
Supervisor: JORGE
DESCRIÇÃO DOS
JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
Esta aula foi planejada com o intuito de apresentar o texto base
aos alunos e de descobrir se eles conseguem identificar os conteúdos
teatrais(personagens, cenário, enredo e afins) na mesma, para isso criei um
questionário para que eles respondessem após ouvir a narração da história.
A aula foi
auxiliada pelas seguintes fontes:
CABRAL, Beatriz. O Drama
como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia
do Teatro).
FERREIRA, Taís. A escola
no teatro e o teatro na escola/Taís Ferreira. – Porto Alegre: Mediação,
2006
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
MINHA
AULA
O tempo sempre
é muito curto para realizar a atividade na calma que desejo e que se faz
necessária, e desta vez para que os alunos respondessem o questionário não foi
diferente, mas foi com muito prazer que concluímos a aula enfadonha.
Os alunos
estavam calmos e ouviram com muita atenção a história cantada, responderam às
perguntas questionando o porquê de cada coisa. A aula passou velozmente, mas
conosco ficou a impressão de belas marcas impressas em 40 minutos.
Passei para
casa de forma “maneira” uma pequena tarefa, os alunos devem trazer na próxima
aula o nome e a idade que eles querem dar a suas personagens.
A AULA OBSERVADA
As cores
sempre trazem alegria e quando se misturam com papel, criança, pré-texto e
alegria tornam-se vida. A aula do professor Omar foi tão gostosa que acabou num
piscar de olhos, ele trabalhou com leituras e utilizou-se do pré-texto “casa”
para que as crianças liberassem a imaginação desenhando em um enorme papel
madeira colocado no chão com tinta guache a mão suas ruas, casas e afins.
“Até eu cai na
‘gandaia’”, foi muito divertido ver as crianças pintando organizadamente.
Depois da aula
nos responsabilizamos em lavar direitinho a mão de todos os alunos e depois nos
divertimos novamente limpando a sala, o banheiro e o corredor por onde a
vivacidade das crianças fez questão de passar.
12
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 19.07.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula foi construída e ancorada na construção dos personagens
levados pelos alunos, às atividades propostas propuseram a colocar os
personagens escolhidos pelos alunos para dentro da história.
A aula foi
auxiliada pelas seguintes fontes:
CABRAL, Beatriz. O Drama
como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia
do Teatro).
NEVES, Libéria Rodrigues.
O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/
Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus,
2009. – (Coleção Ágere).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
SOBRE
AS AULAS:
Esta aula foi
muito feliz, os alunos levaram seus personagens, conseguimos improvisar a nossa
entrada e considerei o ganho de uma pequena célula do nosso corpo de montagem.
Fico triste em dizer que por ter chegado 10 minutos atrasada acabei machucando
o meu horário e condensando o do meu amigo Omar, que acabou ficando prejudicado
em relação a tempo de organização da aula, precisou condensar os seus jogos
para que coubessem no tempo que lhe restou. Parece exagero, mas temos 40
minutos, se perdemos 10 minutos, ficamos com 30; se nos lembrarmos da troca dos
alunos, e de todos os outros empecilhos que podem ocorrer, o tempo desaparece.
Apesar dessa
compra de tempo, e dessa corrida veloz para a construção das mostras, estas
aulas nos deram um brilho a mais, colhemos materiais muito interessantes e
avançamos nas nossas construções.
13
RELATÓRIO
DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local
da aula: ZULMIRA TORRES
Data:
26.07.2012
Hora
da aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E
CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A
aula foi construída e ancorada no mesmo objetivo e ideal da aula passada,
pensando na construção dos personagens levados pelos alunos, às atividades
propostas propuseram a colocar os personagens escolhidos pelos alunos para
dentro da história; porém o pensamento da vez é o de reafirmar os personagens.
A aula foi estruturada a
partir das seguintes bibliografias:
NEVES, Libéria Rodrigues. O
uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/
Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus,
2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos
teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE
MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ
PRESENTE,
CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA:
A escola estava num
movimento constante, haveria espetáculo naquela manhã, e os alunos estavam
eufóricos, reunir toda a turma já é difícil, mas com a euforia deles ficou mais
difícil ainda. Enfim, além do alto nível das conversas, as interrupções, com
entrada e saída da sala de diversas pessoas, eu também não estava bem, cansada,
cheia de problemas pessoais, não consegui organizar a turma, consegui iniciar o
exercício, que começou muito bem. Todos estavam animados, riam muito.
A plateia formada em frente
ao quadro branco, e a frente dela uma cadeira, rodeada de diversas embalagens
formava um improvisado cenário, um pedacinho da casa das nossas amigas bruxas e
bruxos da história, um por vez eram chamados os personagens, que entravam, davam
bom dia, falavam algo e saiam. Não foram grandes os avanços com os personagens.
Logo tive que interromper o
jogo, me em pé em cima da cadeira para me fazer vista, pensei logo “Eles estão
nas paredes, preciso ir ao teto”, Eles me viram, me ouviram e reparei onde eu
estava errando. Eu descobri que tenho uma turma mista, adolescentes e crianças.
“Puxa vida!”, Nunca havia percebido.
A partir daí me senti na
obrigação de atender aos dois públicos respectivamente, mas os meus problemas
pessoais continuam aumentando e atrapalhando visivelmente no meu trabalho
profissional.
Bom, a aula terminou bem,
apesar de ver em muitas fases a tristeza, por não terem mostrado os teus
personagens, que ficaram ali, loucos, explodindo para sair.
AULA
OBSERVADA (OMAR)
Ao contrário de mim o
professor Omar tem alcançado grandes tetos, ele tem observado e conquistado a
turma, desde propostas de jogos, a construção da mostra. Os alunos estão
interessados e comprando a ideia.
Os alunos por vezes estão
desatentos, mas acredito que seja normal, por serem pequenos ainda ficam
confusos ao que dar atenção.
14
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA
TORRES
Data: 02.08.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor:
JORGE BORGES
DESCRIÇÃO
DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A
aula foi construída e ancorada na construção dos personagens levados pelos
alunos, às atividades propostas propuseram a construção das cenas sequenciais
da mostra, os alunos improvisaram a partir do estimulo musical e do texto base.
Para
construir essa aula utilizei como base os meus diários de bordo do curso de
Licenciatura em Teatro na Ufba nos anos de 2011 e 2012.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE
MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ
PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA:
Eu simplesmente não consegui
aplicar essa aula, os alunos estavam agitados, eu estava nervosa, com os nervos
aflorados, por vezes falei em tom fora do desejado com os alunos. Sei que eles
são crianças, e precisam ser entendidas, perdi o fio da aula, e comprei a
proposta de Omar, fui levada pela maré pelos alunos, e por alguns instantes
despercebi do que estava sendo feito.
Preciso me organizar, eu
estava indo super bem, estava tudo correndo ótimo, já tenho uma primeira
célula, só preciso me acalmar e tocar o barco.
AULA
OBSERVADA (OMAR)
A aula de Omar foi apesar de
tudo tranquila, as crianças estavam agitadas, queriam brincar, mas ele
conseguiu segurá-las pelo tempo exato de fazer com que as mesmas entendessem o
que era figurino, cenário e sonoplastia. Depois jogaram um pouco, jogos que
estarão na mostra dos mesmos.
15
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID –
2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 09.08.2012
Hora da
aula:
Supervisor:
JORGE
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula foi construída e ancorada na construção dos personagens
levados pelos alunos, às atividades propostas propõem que os alunos improvisem
a partir do estimulo musical e do texto base.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
AS
AULAS:
Não pude
aplicar a aula, pois os alunos se ausentaram da escola para um evento da
policia. Então só poderei relatar a aula observada.
A aula do
professor Omar foi muito divertida e produtiva, o professor conseguiu dar uma aula
simples e comprometida sobre os elementos do teatro, os alunos aprenderam o que
seria figurino, cenário, sonoplastia, enfim aprenderam o necessário para opinar
na concepção da montagem (mostra) que eles construirão.
16
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 16.08.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula foi elaborada para que os alunos possam opinar e
evidenciar o desejo dos mesmos através de conversas, bate-papos, e os jogos são
apenas para deixar a turma mais descontraída.
A aula foi construída a partir de relatos do meu diário de
bordo.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER
EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
AS
AULAS:
Todas as aulas
número 16 foram ministradas por mim, nas duas turmas (4 grupos – 3º e 5º ano),
porque o meu colega Omar estava doente, me repassou as atividades para sua
turma por telefone e eu as executei.
Bom, as aulas
foram aplicadas, os exercícios foram desenvolvidos, a minha turma avançou ao
que diz respeito à construção da mostra. Porém não tenho dado conta da
indisciplina das crianças, elas estão desobedientes e tenho tido dificuldades
em mantê-los atentos. Eles gritam, e por vezes me deixo levar, onde o meu tom
de voz também se eleva, tenho tentado conversar com eles sobre disciplina,
sobre comportamento, tenho feito pedidos, explicado as situações.
Na turma do 3º
ano houve um fato que me deixou completamente aflita, uma das alunas caiu
durante uma atividade, na minha frente, foi uma queda feia e ela machucou o
braço, conclui a aula rapidamente e fui em busca do supervisor para que o mesmo
me orientasse, mesmo assim me vi completamente perdida naquela situação.
Vou chama-la
de “Is”, ela sentia dor, nos duas fomos encaminhadas a cozinha, colocamos gelo
no braço dela e depois a vice-diretora nos chamou, disse que ligaria para os
pais da menina, mas Is não queria, mesmo com a persistência da dor.
No final tudo
deu certo, pediram que eu voltasse a dar aula, fui a outra turma, depois voltei
a sala para ver como se encontrava Is, a menina estava ótima, já estava
brincando, a coordenadora me disse que aquele tipo de situação é normal, as
crianças caem, se machucam, só precisamos ficar atentos para que não ocorra
casos mais graves, e observar as crianças que possuem mais tendência em cair
para precaver coisas mais graves. Acabou tudo bem, mas foi uma manhã difícil.
17
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 23.08.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula teve como principal objetivo a leitura do texto para
apresentação com as crianças. Uma leitura de ajustes, correções,
redistribuições de personagens.
A aula foi pensada a partir do meu diário de bordo.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA:
Minha aula
começou no horário certo, busquei os alunos, distribui os textos e iniciamos a
leitura, corrigindo palavras, redistribuindo personagens, um trabalho
cansativo, achei que os alunos nem conseguiriam, não suportariam a leitura, mas
graças a Deus conseguimos, porém ultrapassei os dois horários de aula.
Consegui
terminar a leitura do texto e organizei tudo que precisava, mas cometi um erro
ultrapassando os meus horários, tomando o horário de lanche dos alunos.
A MINHA
AULA:
A aula teve
inicio um pouco mais tarde porque esperamos a coordenadora para abrir a sala
com isso à aula do professor Omar precisou ser enxugada. Os alunos participaram
da aula muito atentamente, desenharam no papel madeira brinquedos que possuíam
e explicaram como adquiriram o nome do brinquedo, enfim, fizeram um breve
histórico do brinquedo.
Depois do
desenho os alunos brincaram de chicotinho queimado, foi muito divertido. As
aulas foram concluídas no momento exato, tendo perda para os alunos.
18
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 30.08.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula teve como principal objetivo a fase inicial de ensaios
para mostra das crianças, fizemos a marcação e a repetição das cenas iniciais.
A aula foi idealizada a partir de dados retirados do meu diário de bordo.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA E A AULA OBSERVADA (OMAR):
As aulas foram
muito proveitosas, a busca dos alunos, a volta a salas, foi tudo muito
tranquilo, os alunos estavam agitados, porém queriam ouvir, participar, Jorge o
supervisor se fez presente nas aulas, acredito que isso tenha influenciado na
participação ativa dos alunos.
Omar conseguiu
desenvolver duas cenas da sua mostra a partir de improvisos já realizados em
outras aulas, porém aperfeiçoados e marcados, constituindo cenas.
Eu mostrei aos
alunos parte da trilha sonora, marcamos três cenas, discutimos e aperfeiçoamos
detalhes das mesmas, os alunos estavam ativos, Jorge e Omar colaboraram para
que tudo corresse bem, Omar cuidava dos fatores externos (alunos que saiam da
cena, se dispersavam ou o caso de uma aluna que estava com uma ferida no pé e
coleguinha pisou sem querer e o pé da mesma começou a sangrar.). A aula em
nenhum instante precisou ser parada para conversarmos sobre disciplina ou algo
do tipo, foi tudo muito tranquilo.
A primeira
passagem das cenas da minha mostra foi feita como em um ensaio comum, marcamos,
falamos, paramos varias vezes, até que senti a necessidade de deixar que eles
fizessem sozinhos, e isso aconteceu, eles me olhavam, sacudiam as cabeças, se
reorganizavam no palco mesmo, mas foi tudo espontâneo e divertido, os deixei a
vontade e funcionou.
Concluímos as aulas com sorrisos estampados de
alegria de ter cumprido o nosso dever, de ver as crianças saindo felizes,
contempladas, cheias de vontade de voltar.
Antes do
inicio das aulas e após tivemos um momento de extrema importância com o
supervisor onde trocamos informações sobre os planos de aula, os relatórios e
afins, não nos estendemos devido às atividades do FIAC que nos aguardava, porém
aguardando para concluir amanhã no nosso encontro semanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário