Segue a baixo planos de aula utilizados no primeiro semestre (de março a agosto) do ano de 2012 na Escola Municipal Zulmira Torres
01
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 29.03.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Criar um ambiente prazeroso
e interacional entre os alunos.
Interagir de forma
criativa e atenta nos jogos de improvisação.
Experimentar e
improvisar a partir de estímulos diversos.
Reconhece a relação
palco X platéia.
CONTÉUDO (S)
Jogos: Três, três
passará, Congela; Desmaio numérico. e cantiga de roda.
METODOLOGIA (S)
A aula será estruturada em três momentos: Inicialmente, me
apresentarei à turma e farei um jogo para conhecê-los, pedirei que façam um
circulo, o nome do jogo é “O QUE VOCÊ ACHA DE MIM?”; Neste jogo cada participante
fala o seu nome e perguntar a qualquer pessoa do circulo o que você acha de
mim? O jogo tem fim quando todos tiverem sido apresentados. Concluído o jogo,
ainda em círculo convidarei os alunos a cantar uma música comigo, a música será
“VERSOS”, repetindo variações de tom da cantiga e a velocidade da roda servirá
como aquecimento para a turma.
O segundo momento passa depois da roda, pedirei que dois
alunos fiquem de frente um para o outro com os braços erguidos, e que
entrelacem os dedos com o colega da frente, os restantes formaram uma fileira
indiana, sem parar de cantar a música, pedirei que cantem baixinho para que eu
possa explicar o jogo. No terceiro momento pedirei a todos os alunos que
sentemos em circulo para conversarmos um pouco sobre nós e sobre a aula, nesta
conversar, perguntarei mais claramente o nome, a idade, do que eles gostam, do
que eles não gostam e perguntarei o que eles acharam da aula, será nessa
conversa que faremos de forma voluntária a avaliação de tudo que foi feito, tudo
será anotado e fotografado.
RECURSO (S)
Papel e Caneta e
maquina fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita em um bate papo, onde todos poderão
expor suas criticas no que diz respeito à postura e a aplicação da professora
durante a aula.
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul
Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição :
Sprint. 2002.
NEVES, Libéria
Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do
fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. –
Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola.
Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VYGOTSKY, L. S.
Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
02
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 12.04.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Interagir de forma criativa
e atenta nos jogos de improvisação.
Experimentar e
improvisar a partir de estímulos diversos.
CONTÉUDO (S)
Jogos: choque no
círculo, troca, meu par de sapatos;
METODOLOGIA (S)
A dinâmica de aula será realizada de forma a dividir os
exercícios contendo-se dentro de um tempo, após a entrada dos alunos,
formaremos um círculo, onde todos darão as mãos e realizaremos a atividade do
choque no círculo, passando a energia de uma mão para outra. No restante da
aula conversaremos sentados no chão sobre o que eles sabem sobre Teatro e o que
desejam para as nossas aulas. A aula será encerrada com o vestir dos calçados
das crianças e a saída da turma.
RECURSO (S)
Papel, caneta,
maquina fotográfica, sapatos dos alunos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
feita durante um processo de observação das atividades e durante o bate-papo no
tempo reservado para o mesmo.
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira
Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação:
Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana
Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin.
São Paulo: Perspectiva, 2001.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins
Fontes, 1984.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
03
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 19.04.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Criar um ambiente prazeroso
e interacional entre os alunos, dando dimensões de espaço, agilidade de
locomoção e atenção.
Compreender do
teatro em suas dimensões artísticas e técnicas
CONTÉUDO (S)
Música infantil
“Não atire o pau no gato”; Jogos: Morado, casa e terremoto; O rato e o gato;
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com o Jogo Morador, casa e terremoto, que
se utiliza de agilidade e atenção para aquecer e descontrair os alunos.
Concluído o jogo formaremos um círculo para brincarmos de roda, cantando “Não
atire o pau no gato” e para concluir a aula dividirei a turma em dois grupos e
em um estilo diferente de pega-pega teremos gatos e ratos na sala. A aula será
concluída com o retorno dos alunos para sala de aula.
RECURSO (S)
Papel e Caneta.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
feita durante um processo de observação das atividades e durante o bate-papo no
tempo reservado para o mesmo.
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira
Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação:
Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana
Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin.
São Paulo: Perspectiva, 2001.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
04
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: .26.04.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver
atividades de improvisação.
Compreender o
teatro em suas dimensões artísticas e técnicas.
CONTÉUDO (S)
Jogos
improvisacionais a partir da apresentação de gravuras correlacionadas ao
universo infantil.
Jogos de mímica.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos e o processo de
retirar os sapatos, depois formaremos um círculo, gravuras serão espalhadas
para que os alunos escolham; a cada imagem escolhida imagens corporais serão
compostas, os alunos farão mímicas para representar as imagens dando vida a
elas e asas as suas imaginações. A aula será concluída com a volta dos alunos
para a sala de aula.
RECURSO (S)
Papel, caneta,
gravuras impressas e coloridas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
realizada através da observação dos alunos, no que diz respeito ao trabalho
individual e grupal.
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira
Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição: Sprint. 2002.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins
Fontes, 1984.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
05
ÁREA DO
CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL
ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE
SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 03-05- 2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Ampliar o nível de interpretação dos alunos através de jogos
lúdicos.
CONTÉUDO (S)
Jogos: objeto mágico; jogando bola sem bola; gravuras;
Música: Escravos de Jó
METODOLOGIA (S)
A aula tem inicio com a entrada dos alunos e a retirada dos
sapatos dos mesmos, depois formaremos um círculo, cada aluno será convidado e
ir ao palco para exercitar o seu Bom Dia, depois a turma será divida em duas
equipes e escolheremos um esporte que precisa de bola para jogar, porém
jogaremos sem bola. Para acalmar a turma sentaremos em círculo e um objeto será
passado de mão em mão para ser transformado “Objeto mágico”. Ao fim da aula
todos os alunos receberão gravuras utilizadas na aula passada para colorir.
RECURSO (S)
Caixa de papel colorido vazia, fita crepe, papel, caneta e
máquina fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será a partir da observação da participação
ativa dos alunos nos jogos propostos.
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira
Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação:
Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana
Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin.
São Paulo: Perspectiva, 2001.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE
SANTANA SANTOS
PROFESSOR
SUPERVISOR: JORGE
06
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 10 -05- 2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Iniciar o processo
de construção do roteiro coletiva para mostra da turma, através da criação
imagética e dramática dos alunos.
CONTÉUDO (S)
Gravuras, músicas e
textos relacionados ao mundo mágico das bruxas.
Jogo: Choque no
círculo
METODOLOGIA (S)
A aula tem inicio com a formação do circulo e a passagem de
energia “Choque no circulo”, logo após a turma será subdividida em três grupos,
cada grupo receberá três gravuras e terão liberdade para conversar e criar
imagens corporais congeladas ou em movimento relacionadas à mesma, havendo
tempo os alunos construirão cenas improvisadas e faremos uma rápida mostra das
mesmas. A aula será encerrada com a volta dos alunos a sala de aula.
RECURSO (S)
Imagens, Cd,
aparelho de som, papel e caneta.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
conduzida a partir da observação das cenas criadas e da participação individual
de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO,
Maria Clara. Teatro I./Maria Clara
Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins
Fontes, 1984.O
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
07
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 17 -05- 2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Iniciar o processo
de construção do roteiro coletiva para mostra da turma, através da criação
imagética e dramática dos alunos.
CONTÉUDO (S)
Gravuras e textos
relacionados ao mundo mágico das bruxas.
Jogo: “O choque no
circulo”
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos e a formação de
um círculo, onde passaremos a energia como em todas as aulas “Choque no
círculo”. Depois sentaremos para conversar sobre a aula passada, os alunos
serão instigados, perguntarei aos alunos o que foi positivo e o que foi negativo.
Retomado os fatos da aula passada, pedirei que os alunos criem cenas a partir
das lembranças de aula passada, orientarei a turma nos mesmos subgrupos
formados anteriormente, estipularei um tempo para construção das cenas e
concluiremos a aula com a mostra das cenas e a volta dos alunos para a sala.
RECURSO (S)
Chapéu de bruxa,
papéis e canetas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
conduzida a partir da observação das cenas criadas e da participação individual
de cada aluno. Além da participação efetiva durante o bate papo inicial.
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO,
Maria Clara. Teatro I./Maria Clara
Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
08
ÁREA
DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA
MUNICIPAL ZULMIRA
BOLSISTA: MARIA
JOSEANE DE SANTANA SANTO
SUPERVISOR:
JORGE TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º
ANO B DATA: 24-05-2012
TEMPO/AULA: 40
MINUTOS
OBJETIVO
(S)
Desenvolver a leitura e a
criação de personagens de forma dinâmica.
CONTÉUDO
(S)
Jogos de Viola Spolin
Frases e palavras soltas
sobre bruxas
METODOLOGIA
(S)
A dinâmica de aula será
realizada de forma a dividir os exercícios contendo-se dentro de um tempo; A
sala será arrumada de forma que existam diversas frases dispostas e coladas
pela sala, um caldeirão será usado para recepcionar os alunos e terá um tapete
no meio da sala para execução dos exercícios.
1. Entrada e recepção dos
alunos (entrega dos personagens) – 5 min.
2. Aquecimento (andando pelo
espaço com música e seguindo comandos) – 5 min.
3. Execução do exercício -
12 min
4. Conversa sobre a aula
passada e sobre o exercício (mostra dos relatórios) – 15 min.
5. Saída dos alunos – 3 min.
Os jogos serão desenvolvidos
conforme a necessidade de suas regras.
RECURSO
(S)
Papel, caneta, Cd, aparelho
de som, frases impressas em papel oficio, durex, tapete, caldeirão;
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será realizada durante a conversa no final da aula, colocando como
pontos estratégicos as atividades realizadas e a participação dos alunos nas
mesmas.
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO, Maria
Clara. Teatro I./Maria Clara
Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
ESTÁGIARIO:
MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR
SUPERVISOR: JORGE
09
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 31-05-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver
exercícios vocálicos;
Proporcionar aos
alunos a troca de informações com um convidado;
Desenvolver
cantigas de roda para integrar e sossegar a turma.
CONTÉUDO (S)
Exercícios
vocálicos e faciais: Massagem facial, trava-línguas e cantiga de roda.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com um bate-papo em círculo sobre a aula
passada, logo após o convidado será apresentado (Israel Santana, 17 anos,
palhaço e ator). O próprio convidado terá autonomia para puxar uma cantiga de
roda para aquecer a turma, logo depois em círculo ensinaremos as crianças uma
massagem facial e alguns trava-línguas serão desenvolvidas pouco a pouco para
que as crianças desenvolvam habilidades vocais, a aula prosseguirá com uma roda
de conversa onde as crianças poderão fazer perguntas ao convidado e falar o que
gostaram e o que não gostaram da aula de hoje. A aula será encerrada com uma
música escolhida pelos alunos junto com o convidado para integralizar a turma.
RECURSO (S)
Papel e caneta.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante a conversa no final da
aula, colocando como pontos estratégicos as atividades realizadas e a
participação dos alunos nas mesmas.
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO,
Maria Clara. Teatro I./Maria Clara
Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
10
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 14-06-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Apresentar o texto
base para os alunos;
Integrar a turma e
propiciar uma aula diferente;
Mostrar na prática
e discutir: o que é personagem?
CONTÉUDO (S)
Professor-personagem
(ajuda do professor observador Omar);
Texto base A Bruxa
Madrinha
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com uma conversa com os alunos para
prepara-los para entrada do professor-personagem que será tratado como uma
visita, logo depois a visita entrará e serão apresentadas, aos alunos poderão
fazer perguntas, tocar e interagir com a visita, a mesma introduzirá a história
e lerá a carta com dados de um roteiro base já criado. Após a leitura, a visita
aplicará uma dinâmica de sua preferência com os alunos, a aula se encerrará com
a despedida da visita e um agradecimento ao comportamento dos alunos.
RECURSO (S)
Papel e caneta.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada a partir da observação e anotação
da participação dos alunos no bate-papo e na dinâmica.
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL, Beatriz. O
Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006.
(Pedagogia do Teatro).
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
11
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 12-07-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Apresentar e desenvolver
o texto de montagem para os alunos;
Analisar o desejo e
o entendimento teatral dos alunos no processo inicial da montagem.
CONTÉUDO (S)
Texto base A Bruxa
Madrinha;
Questionário;
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com cumprimentos aos alunos e a formação
de um círculo para conversarmos sobre o recesso, logo depois iniciasse a
leitura do texto criado para as crianças e em sequencia a aplicação de um
questionário (em anexo). Concluído o questionário as crianças voltarão a sala
de aula.
RECURSO (S)
Papel, texto,
questionário e caneta.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se constituirá a partir da real participação dos
alunos, diante das propostas feitas pela docente.
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL, Beatriz. O
Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006.
(Pedagogia do Teatro).
FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola/Taís
Ferreira. – Porto Alegre: Mediação, 2006.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
12
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE TURNO:
MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 19-07-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver o texto
de montagem;
Desenvolver
estímulos para elaboração dos personagens;
Construção inicial
do cenário;
CONTÉUDO (S)
Cenário estimulante
a partir de materiais reutilizáveis;
Personagens;
Texto A Bruxa
Madrinha;
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio na chegada dos alunos à sala de artes
onde elas receberão etiquetas com o nome dos seus personagens e a idade, a sala
estará arrumada com diversos materiais espalhados, será feita a leitura da
primeira narração do texto que servirá de estimulo para que os alunos improvisem,
a partir desta célula sentaremos em círculo para conversar o que deu e o que
não deu certo na visão deles; Depois refaremos a cena, lapidando o que foi
apontado por eles. A aula será encerrada com a volta dos alunos a sala de aula.
RECURSO (S)
Papel, piloto,
caneta, materiais diversos (brinquedos, embalagens recicláveis e afins),
imagens.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se constituirá a partir da real participação dos
alunos, diante das propostas feitas pela docente.
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL, Beatriz. O
Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006.
(Pedagogia do Teatro).
NEVES, Libéria Rodrigues.
O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/
Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus,
2009. – (Coleção Ágere).
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
13
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 26-07-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver o texto
de montagem;
Desenvolver os
personagens criados pelos alunos;
CONTÉUDO (S)
Cenário estimulante
a partir de materiais reutilizáveis;
Personagens;
Texto A Bruxa
Madrinha;
O Jogo da Cadeira
ou Como eu sentaria se eu fosse...?
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a preparação da sala para receber os
alunos, um cenário improvisado com uma cadeira colocada estrategicamente no
meio; a representação deste espaço instigará os alunos a utilizarem o seus
personagens para improvisar, pensando sempre em como eles se colocariam naquele
espaço. Depois que todos os alunos participarem, sentaremos em forma de circulo
para conversarmos sobre como eles se sentiram em estar ali. A aula será
encerrada com uma salva de palmas para os alunos e volta dos mesmos a sala de aula.
RECURSO (S)
Papel, piloto,
caneta, materiais diversos (brinquedos, embalagens recicláveis e afins),
imagens, cadeira.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se constituirá a partir da real participação dos
alunos, diante das propostas feitas pela docente.
BIBLIOGRAFIA:
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso
escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas,
SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos
teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
14
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA
MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA
JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR:
JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º
ANO B DATA: 02.08.2012
TEMPO/AULA: 40
MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver
a mostra;
Mostrar
músicas construídas especificamente para a mostra para os alunos;
Utilizar
músicas da mostra para construir cenas improvisadas;
CONTÉUDO (S)
Músicas
(Relacionadas ao universo infantil)
Texto
base da mostra
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a arrumação da sala,
que será pensada simplesmente para parecer a bagunçada, como o espaço pensado
para a mostra. Os alunos entraram e a partir dos estímulos musicais serão
convidados a interagir com os objetos, compondo assim mais uma cena improvisada
para a mostra. Dada por concluída a improvisação, a cena será colada junto com
as cenas já feitas nas aulas anteriores. A aula será concluída com a volta dos
alunos a sala de aula.
RECURSO (S)
Pendrive,
aparelho de som, embalagens reaproveitadas (cenário).
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será feita durante um processo de observação das atividades.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA,
Joseane. Diário de Bordo. Ufba, 2011/2012.
ESTÁGIARIO:
MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR:
JORGE BORGES
15
ÁREA DO
CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL
ZULMIRA
BOLSISTA: MARIA JOSEANE DE
SANTANA SANTO
SUPERVISOR: JORGE TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 09.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Reorganizar os elencos da mostra
Discutir com os alunos o trabalho já construído
Avaliar o grau de interação da turma com a
mostra, as aulas e os conteúdos
CONTÉUDO (S)
Texto base, personagens e afins relacionados a
mostra
METODOLOGIA (S)
A dinâmica de aula será realizada de forma a dividir
os exercícios contendo-se dentro de um tempo:
1. Pegar turma e tirar os sapatos
2. Formar o círculo
3. Passar o choque
4. Passar energia boa
5. Sentar para conversar sobre a mostra
6. Se houver tempo repassar o que já está
construído
7. Calçar sapatos e trocar turma
Os jogos serão desenvolvidos conforme a
necessidade de suas regras, e dinamizados conforme a necessidade.
RECURSO (S)
Papel, caneta, quadros, piloto
AVALIAÇÃO:
A aula foi pensada no intuito de observar e
avaliar a interação da turma com a mostra.
BIBLIOGRAFIA:
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE
SANTANA SANTOS
PROFESSOR
SUPERVISOR: JORGE
16
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 16.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Reorganizar os elencos
da mostra
Discutir com os
alunos o trabalho já construído
Avaliar o grau de
interação da turma com a mostra, as aulas e os conteúdos
CONTÉUDO (S)
Texto base,
personagens e afins relacionados à mostra;
Jogo: Choque no
círculo
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos e a formação de
um círculo onde todos pegam nas mãos e passam a energia de uma mão para outra
“Choque no Círculo”. Depois todos devem sentar num circulo para que haja um
dialogo provocativo sobre as cenas que já foram construídas sobre a mostra. A
aula será finalizada com a volta dos alunos a sala de aula.
RECURSO (S)
Papel, caneta
AVALIAÇÃO:
A aula foi pensada
no intuito de observar e avaliar a interação da turma com a mostra.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA,
Joseane. Diário de Bordo. Ufba, 2011/2012.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
17
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 23.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Entregar e ler roteiros
com os alunos
CONTÉUDO (S)
Texto base A bruxa
Madrinha
Jogo: Choque no
círculo
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a chegada da turma, a formação de um
círculo, a passagem de energia de uma mão para outra, “Choque no círculo”. Logo
depois os alunos receberão os textos impressos e juntos faremos a leitura dos
mesmos. A aula será concluída com a volta dos alunos para a sala de aula.
RECURSO (S)
Caneta, piloto, papel, textos impressos em folha A4.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
constituída a partir da anotação e reflexão da participação de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA,
Joseane. Diário de Bordo. Ufba, 2011/2012.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
18
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 30.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Ensaiar a mostra de
maneira didática.
CONTÉUDO (S)
Texto (roteiro) da
mostra: A bruxa Madrinha
Ensaio
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a chegada da turma e a formação do
círculo, será dado aos alunos um tempo para que comentem sobre a aula passada e
logo em seguida serão feitas as marcações acompanhadas das leituras do texto
teatral A bruxa Madrinha. A aula será concluída com o retorno dos alunos a sala
de aula.
RECURSO (S)
CD, aparelho de
som, caneta, piloto, papel, materiais reutilizados para construção da cena,
textos impressos em folha A4.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
constituída a partir da anotação e reflexão da participação de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA,
Joseane. Diário de Bordo. Ufba, 2011/2012.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
Nenhum comentário:
Postar um comentário