Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

DE MARÇO À AGOSTO

Segue a baixo planos de aula utilizados no primeiro semestre (de março a agosto) do ano de 2012 na Escola Municipal Zulmira Torres
 
 
01
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 29.03.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Criar um ambiente prazeroso e interacional entre os alunos.
Interagir de forma criativa e atenta nos jogos de improvisação.
Experimentar e improvisar a partir de estímulos diversos.
Reconhece a relação palco X platéia.
 
CONTÉUDO (S)
Jogos: Três, três passará, Congela; Desmaio numérico. e cantiga de roda.
 
METODOLOGIA (S)
A aula será estruturada em três momentos: Inicialmente, me apresentarei à turma e farei um jogo para conhecê-los, pedirei que façam um circulo, o nome do jogo é “O QUE VOCÊ ACHA DE MIM?”; Neste jogo cada participante fala o seu nome e perguntar a qualquer pessoa do circulo o que você acha de mim? O jogo tem fim quando todos tiverem sido apresentados. Concluído o jogo, ainda em círculo convidarei os alunos a cantar uma música comigo, a música será “VERSOS”, repetindo variações de tom da cantiga e a velocidade da roda servirá como aquecimento para a turma.
O segundo momento passa depois da roda, pedirei que dois alunos fiquem de frente um para o outro com os braços erguidos, e que entrelacem os dedos com o colega da frente, os restantes formaram uma fileira indiana, sem parar de cantar a música, pedirei que cantem baixinho para que eu possa explicar o jogo. No terceiro momento pedirei a todos os alunos que sentemos em circulo para conversarmos um pouco sobre nós e sobre a aula, nesta conversar, perguntarei mais claramente o nome, a idade, do que eles gostam, do que eles não gostam e perguntarei o que eles acharam da aula, será nessa conversa que faremos de forma voluntária a avaliação de tudo que foi feito, tudo será anotado e fotografado.
 
RECURSO (S)
Papel e Caneta e maquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita em um bate papo, onde todos poderão expor suas criticas no que diz respeito à postura e a aplicação da professora durante a aula.
 
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
02
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 12.04.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Interagir de forma criativa e atenta nos jogos de improvisação.
Experimentar e improvisar a partir de estímulos diversos.
 
CONTÉUDO (S)
Jogos: choque no círculo, troca, meu par de sapatos;
 
METODOLOGIA (S)
A dinâmica de aula será realizada de forma a dividir os exercícios contendo-se dentro de um tempo, após a entrada dos alunos, formaremos um círculo, onde todos darão as mãos e realizaremos a atividade do choque no círculo, passando a energia de uma mão para outra. No restante da aula conversaremos sentados no chão sobre o que eles sabem sobre Teatro e o que desejam para as nossas aulas. A aula será encerrada com o vestir dos calçados das crianças e a saída da turma.
 
RECURSO (S)
Papel, caneta, maquina fotográfica, sapatos dos alunos.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante um processo de observação das atividades e durante o bate-papo no tempo reservado para o mesmo.
 
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
 
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
 
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
03
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 19.04.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Criar um ambiente prazeroso e interacional entre os alunos, dando dimensões de espaço, agilidade de locomoção e atenção.
Compreender do teatro em suas dimensões artísticas e técnicas
 
CONTÉUDO (S)
Música infantil “Não atire o pau no gato”; Jogos: Morado, casa e terremoto; O rato e o gato;
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com o Jogo Morador, casa e terremoto, que se utiliza de agilidade e atenção para aquecer e descontrair os alunos. Concluído o jogo formaremos um círculo para brincarmos de roda, cantando “Não atire o pau no gato” e para concluir a aula dividirei a turma em dois grupos e em um estilo diferente de pega-pega teremos gatos e ratos na sala. A aula será concluída com o retorno dos alunos para sala de aula.
 
RECURSO (S)
Papel e Caneta.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante um processo de observação das atividades e durante o bate-papo no tempo reservado para o mesmo.
 
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
 
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
 
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
04
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: .26.04.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver atividades de improvisação.
Compreender o teatro em suas dimensões artísticas e técnicas.
 
CONTÉUDO (S)
Jogos improvisacionais a partir da apresentação de gravuras correlacionadas ao universo infantil.
Jogos de mímica.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos e o processo de retirar os sapatos, depois formaremos um círculo, gravuras serão espalhadas para que os alunos escolham; a cada imagem escolhida imagens corporais serão compostas, os alunos farão mímicas para representar as imagens dando vida a elas e asas as suas imaginações. A aula será concluída com a volta dos alunos para a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Papel, caneta, gravuras impressas e coloridas.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através da observação dos alunos, no que diz respeito ao trabalho individual e grupal.
 
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição: Sprint. 2002.
 
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
05
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 03-05- 2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Ampliar o nível de interpretação dos alunos através de jogos lúdicos.
 
CONTÉUDO (S)
Jogos: objeto mágico; jogando bola sem bola; gravuras;
Música: Escravos de Jó
 
METODOLOGIA (S)
A aula tem inicio com a entrada dos alunos e a retirada dos sapatos dos mesmos, depois formaremos um círculo, cada aluno será convidado e ir ao palco para exercitar o seu Bom Dia, depois a turma será divida em duas equipes e escolheremos um esporte que precisa de bola para jogar, porém jogaremos sem bola. Para acalmar a turma sentaremos em círculo e um objeto será passado de mão em mão para ser transformado “Objeto mágico”. Ao fim da aula todos os alunos receberão gravuras utilizadas na aula passada para colorir.
 
RECURSO (S)
Caixa de papel colorido vazia, fita crepe, papel, caneta e máquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será a partir da observação da participação ativa dos alunos nos jogos propostos.
 
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Raul Neto. Recreação na escola / Raul Ferreira Neto. - Rio de Janeiro: 2a edição : Sprint. 2002.
 
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
 
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
 
 
 
06
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 10 -05- 2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Iniciar o processo de construção do roteiro coletiva para mostra da turma, através da criação imagética e dramática dos alunos.
 
CONTÉUDO (S)
Gravuras, músicas e textos relacionados ao mundo mágico das bruxas.
Jogo: Choque no círculo
 
METODOLOGIA (S)
A aula tem inicio com a formação do circulo e a passagem de energia “Choque no circulo”, logo após a turma será subdividida em três grupos, cada grupo receberá três gravuras e terão liberdade para conversar e criar imagens corporais congeladas ou em movimento relacionadas à mesma, havendo tempo os alunos construirão cenas improvisadas e faremos uma rápida mostra das mesmas. A aula será encerrada com a volta dos alunos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Imagens, Cd, aparelho de som, papel e caneta.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será conduzida a partir da observação das cenas criadas e da participação individual de cada aluno.
 
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.O
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
07
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 17 -05- 2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Iniciar o processo de construção do roteiro coletiva para mostra da turma, através da criação imagética e dramática dos alunos.
 
CONTÉUDO (S)
Gravuras e textos relacionados ao mundo mágico das bruxas.
Jogo: “O choque no circulo”
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos e a formação de um círculo, onde passaremos a energia como em todas as aulas “Choque no círculo”. Depois sentaremos para conversar sobre a aula passada, os alunos serão instigados, perguntarei aos alunos o que foi positivo e o que foi negativo. Retomado os fatos da aula passada, pedirei que os alunos criem cenas a partir das lembranças de aula passada, orientarei a turma nos mesmos subgrupos formados anteriormente, estipularei um tempo para construção das cenas e concluiremos a aula com a mostra das cenas e a volta dos alunos para a sala.
 
RECURSO (S)
Chapéu de bruxa, papéis e canetas.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será conduzida a partir da observação das cenas criadas e da participação individual de cada aluno. Além da participação efetiva durante o bate papo inicial.
 
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
 
 
08
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
BOLSISTA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
SUPERVISOR: JORGE              TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 24-05-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver a leitura e a criação de personagens de forma dinâmica.
 
CONTÉUDO (S)
Jogos de Viola Spolin
Frases e palavras soltas sobre bruxas
 
METODOLOGIA (S)
A dinâmica de aula será realizada de forma a dividir os exercícios contendo-se dentro de um tempo; A sala será arrumada de forma que existam diversas frases dispostas e coladas pela sala, um caldeirão será usado para recepcionar os alunos e terá um tapete no meio da sala para execução dos exercícios.
1. Entrada e recepção dos alunos (entrega dos personagens) – 5 min.
2. Aquecimento (andando pelo espaço com música e seguindo comandos) – 5 min.
3. Execução do exercício - 12 min
4. Conversa sobre a aula passada e sobre o exercício (mostra dos relatórios) – 15 min.
5. Saída dos alunos – 3 min.
Os jogos serão desenvolvidos conforme a necessidade de suas regras.
 
RECURSO (S)
Papel, caneta, Cd, aparelho de som, frases impressas em papel oficio, durex, tapete, caldeirão;
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante a conversa no final da aula, colocando como pontos estratégicos as atividades realizadas e a participação dos alunos nas mesmas.
 
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
 
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
 
 
09
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 31-05-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver exercícios vocálicos;
Proporcionar aos alunos a troca de informações com um convidado;
Desenvolver cantigas de roda para integrar e sossegar a turma.
 
CONTÉUDO (S)
Exercícios vocálicos e faciais: Massagem facial, trava-línguas e cantiga de roda.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com um bate-papo em círculo sobre a aula passada, logo após o convidado será apresentado (Israel Santana, 17 anos, palhaço e ator). O próprio convidado terá autonomia para puxar uma cantiga de roda para aquecer a turma, logo depois em círculo ensinaremos as crianças uma massagem facial e alguns trava-línguas serão desenvolvidas pouco a pouco para que as crianças desenvolvam habilidades vocais, a aula prosseguirá com uma roda de conversa onde as crianças poderão fazer perguntas ao convidado e falar o que gostaram e o que não gostaram da aula de hoje. A aula será encerrada com uma música escolhida pelos alunos junto com o convidado para integralizar a turma.
 
RECURSO (S)
Papel e caneta.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante a conversa no final da aula, colocando como pontos estratégicos as atividades realizadas e a participação dos alunos nas mesmas.
 
BIBLIOGRAFIA:
MACHADO, Maria Clara. Teatro I./Maria Clara Machado. – 15. Ed. – Rio de Janeiro. Agir, 1994.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
 
 
 
10
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 14-06-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Apresentar o texto base para os alunos;
Integrar a turma e propiciar uma aula diferente;
Mostrar na prática e discutir: o que é personagem?
 
CONTÉUDO (S)
Professor-personagem (ajuda do professor observador Omar);
Texto base A Bruxa Madrinha
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com uma conversa com os alunos para prepara-los para entrada do professor-personagem que será tratado como uma visita, logo depois a visita entrará e serão apresentadas, aos alunos poderão fazer perguntas, tocar e interagir com a visita, a mesma introduzirá a história e lerá a carta com dados de um roteiro base já criado. Após a leitura, a visita aplicará uma dinâmica de sua preferência com os alunos, a aula se encerrará com a despedida da visita e um agradecimento ao comportamento dos alunos.
 
RECURSO (S)
Papel e caneta.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada a partir da observação e anotação da participação dos alunos no bate-papo e na dinâmica.
 
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL, Beatriz. O Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
11
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 12-07-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Apresentar e desenvolver o texto de montagem para os alunos;
Analisar o desejo e o entendimento teatral dos alunos no processo inicial da montagem.
 
CONTÉUDO (S)
Texto base A Bruxa Madrinha;
Questionário;
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com cumprimentos aos alunos e a formação de um círculo para conversarmos sobre o recesso, logo depois iniciasse a leitura do texto criado para as crianças e em sequencia a aplicação de um questionário (em anexo). Concluído o questionário as crianças voltarão a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Papel, texto, questionário e caneta.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação se constituirá a partir da real participação dos alunos, diante das propostas feitas pela docente.
 
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL, Beatriz. O Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola/Taís Ferreira. – Porto Alegre: Mediação, 2006.
 
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
12
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE            TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 19-07-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver o texto de montagem;
Desenvolver estímulos para elaboração dos personagens;
Construção inicial do cenário;
 
CONTÉUDO (S)
Cenário estimulante a partir de materiais reutilizáveis;
Personagens;
Texto A Bruxa Madrinha;
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio na chegada dos alunos à sala de artes onde elas receberão etiquetas com o nome dos seus personagens e a idade, a sala estará arrumada com diversos materiais espalhados, será feita a leitura da primeira narração do texto que servirá de estimulo para que os alunos improvisem, a partir desta célula sentaremos em círculo para conversar o que deu e o que não deu certo na visão deles; Depois refaremos a cena, lapidando o que foi apontado por eles. A aula será encerrada com a volta dos alunos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Papel, piloto, caneta, materiais diversos (brinquedos, embalagens recicláveis e afins), imagens.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação se constituirá a partir da real participação dos alunos, diante das propostas feitas pela docente.
 
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL, Beatriz. O Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec: Ed. Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
 
13
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE  BORGES      TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 26-07-2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver o texto de montagem;
Desenvolver os personagens criados pelos alunos;
 
CONTÉUDO (S)
Cenário estimulante a partir de materiais reutilizáveis;
Personagens;
Texto A Bruxa Madrinha;
O Jogo da Cadeira ou Como eu sentaria se eu fosse...?
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a preparação da sala para receber os alunos, um cenário improvisado com uma cadeira colocada estrategicamente no meio; a representação deste espaço instigará os alunos a utilizarem o seus personagens para improvisar, pensando sempre em como eles se colocariam naquele espaço. Depois que todos os alunos participarem, sentaremos em forma de circulo para conversarmos sobre como eles se sentiram em estar ali. A aula será encerrada com uma salva de palmas para os alunos e volta dos mesmos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Papel, piloto, caneta, materiais diversos (brinquedos, embalagens recicláveis e afins), imagens, cadeira.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação se constituirá a partir da real participação dos alunos, diante das propostas feitas pela docente.
 
BIBLIOGRAFIA:
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
14
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE  BORGES      TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 02.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver a mostra;
Mostrar músicas construídas especificamente para a mostra para os alunos;
Utilizar músicas da mostra para construir cenas improvisadas;
 
CONTÉUDO (S)
Músicas (Relacionadas ao universo infantil)
Texto base da mostra
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a arrumação da sala, que será pensada simplesmente para parecer a bagunçada, como o espaço pensado para a mostra. Os alunos entraram e a partir dos estímulos musicais serão convidados a interagir com os objetos, compondo assim mais uma cena improvisada para a mostra. Dada por concluída a improvisação, a cena será colada junto com as cenas já feitas nas aulas anteriores. A aula será concluída com a volta dos alunos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Pendrive, aparelho de som, embalagens reaproveitadas (cenário).
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante um processo de observação das atividades.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. Ufba,  2011/2012.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
 
15
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
BOLSISTA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
SUPERVISOR: JORGE              TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 09.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Reorganizar os elencos da mostra
Discutir com os alunos o trabalho já construído
Avaliar o grau de interação da turma com a mostra, as aulas e os conteúdos
 
CONTÉUDO (S)
Texto base, personagens e afins relacionados a mostra
 
METODOLOGIA (S)
A dinâmica de aula será realizada de forma a dividir os exercícios contendo-se dentro de um tempo:
1. Pegar turma e tirar os sapatos
2. Formar o círculo
3. Passar o choque
4. Passar energia boa
5. Sentar para conversar sobre a mostra
6. Se houver tempo repassar o que já está construído
7. Calçar sapatos e trocar turma
Os jogos serão desenvolvidos conforme a necessidade de suas regras, e dinamizados conforme a necessidade.
 
RECURSO (S)
Papel, caneta, quadros, piloto
 
AVALIAÇÃO:
A aula foi pensada no intuito de observar e avaliar a interação da turma com a mostra.
 
BIBLIOGRAFIA:
 
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE
 
 
16
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 16.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Reorganizar os elencos da mostra
Discutir com os alunos o trabalho já construído
Avaliar o grau de interação da turma com a mostra, as aulas e os conteúdos
 
CONTÉUDO (S)
Texto base, personagens e afins relacionados à mostra;
Jogo: Choque no círculo
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos e a formação de um círculo onde todos pegam nas mãos e passam a energia de uma mão para outra “Choque no Círculo”. Depois todos devem sentar num circulo para que haja um dialogo provocativo sobre as cenas que já foram construídas sobre a mostra. A aula será finalizada com a volta dos alunos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Papel, caneta
 
AVALIAÇÃO:
A aula foi pensada no intuito de observar e avaliar a interação da turma com a mostra.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. Ufba,  2011/2012.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
17
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 23.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Entregar e ler roteiros com os alunos
 
CONTÉUDO (S)
Texto base A bruxa Madrinha
Jogo: Choque no círculo
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a chegada da turma, a formação de um círculo, a passagem de energia de uma mão para outra, “Choque no círculo”. Logo depois os alunos receberão os textos impressos e juntos faremos a leitura dos mesmos. A aula será concluída com a volta dos alunos para a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Caneta, piloto, papel, textos impressos em folha A4.
 
AVALIAÇÃO
A avaliação será constituída a partir da anotação e reflexão da participação de cada aluno.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. Ufba,  2011/2012.
 
 
 
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
 
18
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTAGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE  BORGES      TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 30.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Ensaiar a mostra de maneira didática.
 
CONTÉUDO (S)
Texto (roteiro) da mostra: A bruxa Madrinha
Ensaio
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a chegada da turma e a formação do círculo, será dado aos alunos um tempo para que comentem sobre a aula passada e logo em seguida serão feitas as marcações acompanhadas das leituras do texto teatral A bruxa Madrinha. A aula será concluída com o retorno dos alunos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
CD, aparelho de som, caneta, piloto, papel, materiais reutilizados para construção da cena, textos impressos em folha A4.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será constituída a partir da anotação e reflexão da participação de cada aluno.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. Ufba,  2011/2012.
 
 
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES




Nenhum comentário: