Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sábado, 22 de setembro de 2012

Lorena Pio - Relatório Diário - 21.09.2012


RELATÓRIO DIÁRIO PIBID 2012

BOLSISTA – Lorena Pio                          SUPERVISOR – Camila Bonifácio   
DATA E HORA DA AULA: 21/09/2012 – 9:10 (50 min de aula)
LOCAL DA AULA: Colégio Estadual D. Avelar Brandão Vilela

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E DOS CONTEÚDOS ABORDADOS:
- ACORDANDO CORPO E VOZ:
·         Aquece as cordas vocais e respiração. (clock relógio, br, tr, ssss, língua entre dentes. (05 min)
·         PICULA DO ABRAÇO:  andando pela sala e vai aumentando o ritmo. O coordenador avisa que vai começar a picula do abraço e que para se salvar do bicho (gato, cobra, rato) tem que abraçar alguém. Em dupla. Então ele fala o nome de alguém para ser o bicho em voz alta e as pessoas tem que correr dessa pessoa.Quem a pessoa pegar vira o próximo bicho. (trabalha a locomoção e aquece)

- JOGO DO SABER E ESCUTA (falando sobre e com o outro):
·         Andando pela sala, ao sinal do coordenador formam duplas e começam a falar sobre como foi o seu dia. Depois troca de dupla. (aprendendo com o outro) (05 min)
·         Continua andando pela sala e quando o professor fala uma palavra formam trios e os trios falam tudo o que sabem ou pensam sobre aquele assunto – sexo, comida, futebol, etc. (exercitar a escuta)

- IMPROVISAÇÃO A PARTIR DO RITMO:
·         Todos enfileirados em linha reta de frente um para o outro, se olhem atentamente: Olha o bambu de bambu de bambuê. Olha o bambu de bambu de bambuá. Bambulelê, bambulalá. (pausadamente até eles pegarem a letra)
·         Um de frente para o outro, falam em tom de resposta e pergunta. 1 pergunta e 2 responde. Expressões gestuais e faciais. Quem está assistindo tem que ver a cena no que está sendo dito com a música.
·         O coordenador fala a situação e a dupla cria. Depois troca 1 X 2 e é dada outra situação. (Ex: Vender um relógio a quem não tem dinheiro, acusação de roubo, pai e filho notas baixas).

OBSERVARÇÕES SOBRE A AULA E DESENVOLVIMENTO:

A aula de hoje, na minha opinião, não foi tão produtiva quanto as outras. Foram poucas as coisas dos planos que consegui desenvolver e tive que adaptar os jogos e criar coisas em vários momentos.
Isso me fez questionar um pouco os planos de aula. Preparamos uma aula pensando num todo, num conjunto e na sala de aula os alunos não dispõem de energia para fazer as atividades, dispersam...não sei realmente o que acontece.
Me vi interrompendo a aula diversas vezes, porque a gritaria era muita. A todo o momento alguns estão nos celulares, ignorando o que está acontecendo e ter que lidar com essas situações está se tornando o meu grande desafio.
Antes, com a turma do Manoel Novaes do 3º ano do ensino Médio, tive um outro tipo de experiência. Além de serem mais maduros na idade, o fato de o colégio possuir um sistema de aulas que tem teatro proporcionava um conforto maior tanto a mim quanto a eles em sala. Eu conseguia ministrar a aula em 50 minutos com um rendimento bem maior.
Hoje me peguei questionando tanto a eficácia dos tão ‘elaborados planos de aula’ quanto a metodologia de ensino. Como ensinar teatro ou através dele para pessoas que nunca tiveram aulas do tipo antes? Como trabalhar a concentração com eles sem precisar gritar ou impor a todo momento? Como não ser autoritária numa sala com 40 alunos que conversam o tempo todo?
Me peguei questionando todas essas coisas e senti uma tristeza ao pensar na realidade brasileira. Sim, essa é a realidade e não adianta sermos utópicos como somos em sala de aula (faculdade) porque as coisas não funcionam dessa maneira. Nós, professores, nos descobrimos e redescobrimos a todo o momento. São desafios que vem para que aprendamos a lidar com o peso das decisões, para que saibamos o que fazer diante do improvável e que acima de tudo tenhamos fé e vontade de prosseguir.

Nenhum comentário: