RELATÓRIO DIÁRIO PIBID 2012
BOLSISTA –
Lorena Pio SUPERVISOR –
Camila Bonifácio
DATA E HORA DA AULA:
21/09/2012 – 9:10 (50 min de aula)
LOCAL DA AULA:
Colégio Estadual D. Avelar Brandão Vilela
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E DOS CONTEÚDOS
ABORDADOS:
- ACORDANDO CORPO E VOZ:
·
Aquece as cordas vocais e respiração. (clock relógio, br, tr, ssss,
língua entre dentes. (05 min)
·
PICULA DO ABRAÇO: andando pela
sala e vai aumentando o ritmo. O coordenador avisa que vai começar a picula do
abraço e que para se salvar do bicho (gato, cobra, rato) tem que abraçar
alguém. Em dupla. Então ele fala o nome de alguém para ser o bicho em voz alta
e as pessoas tem que correr dessa pessoa.Quem a pessoa pegar vira o próximo
bicho. (trabalha a locomoção e aquece)
- JOGO DO SABER E ESCUTA (falando sobre e com o outro):
·
Andando pela sala, ao sinal do coordenador formam duplas e começam a
falar sobre como foi o seu dia. Depois troca de dupla. (aprendendo com o outro)
(05 min)
·
Continua andando pela sala e quando o professor fala uma palavra formam
trios e os trios falam tudo o que sabem ou pensam sobre aquele assunto – sexo,
comida, futebol, etc. (exercitar a escuta)
- IMPROVISAÇÃO A PARTIR DO RITMO:
·
Todos enfileirados em linha reta de frente um para o outro, se olhem
atentamente: Olha o bambu de bambu de bambuê. Olha o bambu de bambu de bambuá.
Bambulelê, bambulalá. (pausadamente até eles pegarem a letra)
·
Um de frente para o outro, falam em tom de resposta e pergunta. 1
pergunta e 2 responde. Expressões gestuais e faciais. Quem está assistindo tem
que ver a cena no que está sendo dito com a música.
·
O coordenador fala a situação e a dupla cria. Depois troca 1 X 2 e é
dada outra situação. (Ex: Vender um relógio a quem não tem dinheiro, acusação
de roubo, pai e filho notas baixas).
OBSERVARÇÕES
SOBRE A AULA E DESENVOLVIMENTO:
A aula de hoje, na minha
opinião, não foi tão produtiva quanto as outras. Foram poucas as coisas dos
planos que consegui desenvolver e tive que adaptar os jogos e criar coisas em
vários momentos.
Isso me fez questionar um
pouco os planos de aula. Preparamos uma aula pensando num todo, num conjunto e
na sala de aula os alunos não dispõem de energia para fazer as atividades,
dispersam...não sei realmente o que acontece.
Me vi interrompendo a aula
diversas vezes, porque a gritaria era muita. A todo o momento alguns estão nos
celulares, ignorando o que está acontecendo e ter que lidar com essas situações
está se tornando o meu grande desafio.
Antes, com a turma do Manoel
Novaes do 3º ano do ensino Médio, tive um outro tipo de experiência. Além de
serem mais maduros na idade, o fato de o colégio possuir um sistema de aulas
que tem teatro proporcionava um conforto maior tanto a mim quanto a eles em
sala. Eu conseguia ministrar a aula em 50 minutos com um rendimento bem maior.
Hoje me peguei questionando
tanto a eficácia dos tão ‘elaborados planos de aula’ quanto a metodologia de
ensino. Como ensinar teatro ou através dele para pessoas que nunca tiveram
aulas do tipo antes? Como trabalhar a concentração com eles sem precisar gritar
ou impor a todo momento? Como não ser autoritária numa sala com 40 alunos que
conversam o tempo todo?
Me peguei questionando todas
essas coisas e senti uma tristeza ao pensar na realidade brasileira. Sim, essa
é a realidade e não adianta sermos utópicos como somos em sala de aula
(faculdade) porque as coisas não funcionam dessa maneira. Nós, professores, nos
descobrimos e redescobrimos a todo o momento. São desafios que vem para que
aprendamos a lidar com o peso das decisões, para que saibamos o que fazer
diante do improvável e que acima de tudo tenhamos fé e vontade de prosseguir.
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