RELATÓRIO DIÁRIO PIBID 2012
BOLSISTA –
Lorena Pio SUPERVISOR –
Camila Bonifácio
DATA E HORA DA AULA: 18/09/2012
– 9:10 (50 min de aula)
LOCAL DA AULA:
Colégio Estadual D. Avelar Brandão Vilela
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E DOS CONTEÚDOS
ABORDADOS:
JOGO DA ATENÇÃO:
·
Andando pela sala com foco em diferentes direções.
·
Quando o coordenador falar 3 palavras devem esboçar 3 reações:
AÇÃO: 1 palma / CONCENTRAÇÃO:
2 palmas / PRONTIDÃO: congela sem
esboçar o menor movimento.
·
Continua andando pela sala e as coordenadas vão mudar através de 3
atitudes do coordenador:
1 PALMA – dá um pulo / 2 PALMAS – Um movimento e som estranho / 3 PALMAS – rebola e volta a andar
normal. (Um andar como se nada tivesse acontecido, como quando tomamos uma topada
na rua e não queremos que ninguém perceba).
PERCEPÇÃO: Andando pela sala normalmente, quando o coordenador
tocar no braço de alguém, este inventa uma forma de caminhar diferente. Todos
devem percebê-lo e começar a segui-lo.
SITUAÇÕES COTIDIANAS:
FOCO – O
quê?(desenvolvimento da ação) Quem?(personagem) Onde? (Lugar onde acontece a
cena)
·
Andando pela sala, o coordenador definirá os grupos através das
coordenadas. Durante a caminhada pede para formar duplas, andar com sua dupla,
formar trios, andar com seus trios, formar quartetos, andar com seus quartetos.
O objetivo é que se formem 2 grupos. (durante a caminhada ele mesmo pode variar
o ritmo que os alunos devem andar) (03 min)
·
Propõe-se a encenação de uma situação cotidiana para cada grupo, sem que
os outros saibam qual o tema de cada um. (pessoas em uma fila de ônibus,
pessoas na praia, pessoas num casamento).
·
Cada grupo decide o enfoque a ser dado á situação proposta. Ex: Demora
da noiva, a inconveniência de alguém na fila do ônibus, a longa espera. Etc.
Cada pessoa do grupo deve definir claramente quem é esse personagem, para que o
espectador analise.
·
3 minutos para criar a cena. 2 minutos para passar instruções para os
grupos.
·
5 minutos de apresentação para os 2 grupos.
·
O outro grupo apenas observa e somente quando a cena termina diz quem
eram os personagens, o que faziam e onde estavam.
DEBATE SOBRE A ATIVIDADE: (05 min)
FOCO DO DEBATE – Semelhanças e as diferenças entre a imitação e a
realidade. Ficou claro o que, quando e onde?
Quais as dificuldades em decifrar a cena e esses três aspectos?
*Observar senso crítico
durante as falas. E incentivar isso de
alguma forma.
OBSERVARÇÕES
SOBRE A AULA E DESENVOLVIMENTO:
Hoje comecei a aula passando
uma atividade avaliativa escrita para os alunos entregarem no dia 25/09 em fora
de relatório. Eles deverão falar sobre o andamento das aulas, o que esperam do
processo e o que sentem com o que fazem em sala de aula.
Feito isso, começamos a aula
prática como de costume, aquecendo o corpo e alongando para então desenvolver
as atividades posteriores. A turma estava ainda mais desfocada e foi difícil
fazer o planejado. As conversas eram muitas e eles eram muito barulhentos.
Tive que parar a aula mais
de uma vez e conversamos a respeito do barulho e de como era difícil dar
prosseguimento a aula. Nesse ínterim tive que pedir a uma aluna que se
retirasse da sala, pois estava me desacatando ignorando até mesmo o pedido dos
colegas de que fizesse silêncio. Me vi numa situação de teste, pois a todo
momento ela testava a minha reação dentro de sala de aula e percebi que apenas
o jogo de cintura não seria suficiente para contornar a situação.
Resolvida essa situação,
prossegui com a aula e desenvolvi as atividades acima mencionadas. Como
trabalhamos com improvisação, percebi que eles, em sua grande maioria, gostam
de estar em cena. Se propuseram a improvisar, e realmente o fizeram, se
divertindo com a situação. A dificuldade ainda é fazê-los estarem sozinhos,
apresentando o que quer que seja. Mas acredito que trabalharemos isso com o
passar do tempo.
Planejei alguns trabalhos
para a segunda unidade e começaremos a estudar os elementos do teatro.
No mais, a aula só não foi
mais produtiva, devido ao tempo que perdemos quando tive que parar para
conversar. São 50 minutos, passam rápido demais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário