Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sábado, 22 de setembro de 2012

Lorena Pio - Relatório Diário 18.09.2012


RELATÓRIO DIÁRIO PIBID 2012

BOLSISTA – Lorena Pio                          SUPERVISOR – Camila Bonifácio   
DATA E HORA DA AULA: 18/09/2012 – 9:10 (50 min de aula)
LOCAL DA AULA: Colégio Estadual D. Avelar Brandão Vilela

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E DOS CONTEÚDOS ABORDADOS:
JOGO DA ATENÇÃO:
·         Andando pela sala com foco em diferentes direções.
·         Quando o coordenador falar 3 palavras devem esboçar 3 reações:
AÇÃO: 1 palma / CONCENTRAÇÃO: 2 palmas / PRONTIDÃO: congela sem esboçar o menor movimento.
·         Continua andando pela sala e as coordenadas vão mudar através de 3 atitudes do coordenador:
1 PALMA – dá um pulo / 2 PALMAS – Um movimento e som estranho / 3 PALMAS – rebola e volta a andar normal. (Um andar como se nada tivesse acontecido, como quando tomamos uma topada na rua e não queremos que ninguém perceba).

PERCEPÇÃO: Andando pela sala normalmente, quando o coordenador tocar no braço de alguém, este inventa uma forma de caminhar diferente. Todos devem percebê-lo e começar a segui-lo.

SITUAÇÕES COTIDIANAS:
FOCO – O quê?(desenvolvimento da ação) Quem?(personagem) Onde? (Lugar onde acontece a cena)
·         Andando pela sala, o coordenador definirá os grupos através das coordenadas. Durante a caminhada pede para formar duplas, andar com sua dupla, formar trios, andar com seus trios, formar quartetos, andar com seus quartetos. O objetivo é que se formem 2 grupos. (durante a caminhada ele mesmo pode variar o ritmo que os alunos devem andar) (03 min)
·         Propõe-se a encenação de uma situação cotidiana para cada grupo, sem que os outros saibam qual o tema de cada um. (pessoas em uma fila de ônibus, pessoas na praia, pessoas num casamento).
·         Cada grupo decide o enfoque a ser dado á situação proposta. Ex: Demora da noiva, a inconveniência de alguém na fila do ônibus, a longa espera. Etc. Cada pessoa do grupo deve definir claramente quem é esse personagem, para que o espectador analise.
·         3 minutos para criar a cena. 2 minutos para passar instruções para os grupos.
·         5 minutos de apresentação para os 2 grupos.
·         O outro grupo apenas observa e somente quando a cena termina diz quem eram os personagens, o que faziam e onde estavam.

DEBATE SOBRE A ATIVIDADE: (05 min)
FOCO DO DEBATE – Semelhanças e as diferenças entre a imitação e a realidade. Ficou claro o que, quando e onde?  Quais as dificuldades em decifrar a cena e esses três aspectos?
*Observar senso crítico durante as falas.  E incentivar isso de alguma forma.

OBSERVARÇÕES SOBRE A AULA E DESENVOLVIMENTO:
Hoje comecei a aula passando uma atividade avaliativa escrita para os alunos entregarem no dia 25/09 em fora de relatório. Eles deverão falar sobre o andamento das aulas, o que esperam do processo e o que sentem com o que fazem em sala de aula.
Feito isso, começamos a aula prática como de costume, aquecendo o corpo e alongando para então desenvolver as atividades posteriores. A turma estava ainda mais desfocada e foi difícil fazer o planejado. As conversas eram muitas e eles eram muito barulhentos.
Tive que parar a aula mais de uma vez e conversamos a respeito do barulho e de como era difícil dar prosseguimento a aula. Nesse ínterim tive que pedir a uma aluna que se retirasse da sala, pois estava me desacatando ignorando até mesmo o pedido dos colegas de que fizesse silêncio. Me vi numa situação de teste, pois a todo momento ela testava a minha reação dentro de sala de aula e percebi que apenas o jogo de cintura não seria suficiente para contornar a situação.
Resolvida essa situação, prossegui com a aula e desenvolvi as atividades acima mencionadas. Como trabalhamos com improvisação, percebi que eles, em sua grande maioria, gostam de estar em cena. Se propuseram a improvisar, e realmente o fizeram, se divertindo com a situação. A dificuldade ainda é fazê-los estarem sozinhos, apresentando o que quer que seja. Mas acredito que trabalharemos isso com o passar do tempo.
Planejei alguns trabalhos para a segunda unidade e começaremos a estudar os elementos do teatro.
No mais, a aula só não foi mais produtiva, devido ao tempo que perdemos quando tive que parar para conversar. São 50 minutos, passam rápido demais!

Nenhum comentário: