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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Edilton - Odorico - Relatório de Atividades do Bolsista de Março de 2012 à Agosto de 2012.





Relatório de Atividades do Bolsista

1. Identificação do Projeto
 
Título do Projeto: Teatro e recepção nas Escolas Públicas de Salvador
Colégio: Colégio Estadual Odorico Tavares
Área: Teatro
Coordenador: Luiz Claudio Cajaíba Soares
Período das atividades: Março de 2012 à Agosto de 2012

2. Identificação do Bolsista

Nome: Edilton Santos de Santana
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0143977290082983
e-mail: ediltonsant@gmail.com
Telefone: (71) 9179 0356

3. Execução

Período: De março de 2011 à agosto de 2012

Descrição da Atividade:
  • ·        Reunião Geral no Colégio Estadual Manoel Novaes. (25/04/12)
  • ·        Encontros nos subgrupos das escolas para preparação de planos e observação das aulas.
  • ·        Planejamento da I Unidade, planos de aula.
  • ·        Atividade em campo, ação em sala de aula.
  • ·        Reuniões gerais e de núcleo.
  • ·        Leituras, fichamentos e seminários acerca dos textos: A Pedagogia do Espectador, de Flávio Desgrandes; A escola no teatro e o teatro na escola, de Taís Ferreira; Drama como método de ensino, de Beatriz Cabral; O jogo dramático no meio escolar, de Jean-Pierre Ryngaert.
  • ·        Redação de relatórios, encontros para discussões de filmes e textos.
  • ·        Participação em seminários e em congressos: Encontro Internacional Máscaras, Carnavais e Comunidades, promovidos pelo PPGAC/UFBA. (De 24 e 25 de abril de 2012); Curso de Mediação Cultural para Educadores, realizado pelo FIAC Bahia. (De 29 e 30 de agosto de 2012); V Seminários Internacionais – I Colóquio Teorias da Recepção: Abordagens sobre a Relação Obra de Arte/ Espectador,  promovido pelo PPGAC/UFBA em parceria com O FILTE BA. (De 03 a 07 de Setembro de 2012); FORUM DE DISCUSSÃO do V Seminários Internacionais – I Colóquio Teorias da Recepção: Abordagens sobre a Relação Obra de Arte/ Espectador, promovido pelo PPGAC/UFBA em parceria com O FILTE BA. (05 e 06 de Setembro de 2012)

      4 . Resultados alcançados pelo bolsista

  • ·    Desenvolvimento de metodologias e mudanças de metodologias durante o processo.
  • ·    Condução de turma durante o processo.
  • ·    Desenvolver formas de avaliação a partir de processos subjetivos e significativos com as turmas.

5. Dificuldades encontradas /causas e procedimentos para superá-las 
  • ·           Por conta de paralisações dos professores dos colégios públicos estaduais do estado da Bahia algumas aulas deixaram de acontecer, o que impossibilitou a continuação e realização total do Plano de Trabalho no Colégio Odorico Tavares.
  • ·          Indisposição de alguns alunos para desenvolver atividades. Contudo foram dadas outras opções como, por exemplo, escrita de relatos aos que não queriam participar das atividades propostas, com isto foi acolhida toda a turma a desenvolver um trabalho. Desta forma acabaram no final todos participando do processo desenvolvido.
  • ·        As aulas foram administradas na sala de aula, embora houvesse auditório, que não chegou a ser utilizado. Roupas dos alunos inadequadas para a execução dos exercícios de corpo. A sala tinha que ser preparada - como limpeza, abertura de janelas e organização – atrasando com isto a aula.
     6. Produtos gerados com o desenvolvimento do trabalho

  1. ·        Fichamento e análise textos;
  2. ·        Aprofundamento do conhecimento de jogos e exercícios para o ensino do teatro;
  3. ·        Desenvolvimento do conhecimento teórico vinculado à prática;
  4. ·        Elaboração de Planos de Trabalho semestrais;
  5. ·        Elaboração de Planos de aula diários;
  6. ·        Elaboração de Relatórios semestrais;

7. Considerações sobre o cumprimento dos objetivos específicos do Plano de trabalho do bolsista
 
O cumprimento dos objetivos específicos por está inteiramente relacionado ao dia-a-dia da escola, das salas de aula, onde cada aula é uma experiência única. É preciso estudar, propor, estimular a criação e resolver problemas estruturais para que os percursos em teatro na educação contribuam significativamente na vida de cada educando.
A greve dos professores, as trocas de turmas para adequação de horários das duplas pelo motivo das constantes trocas dos horários do colégio (muito comum no início do ano letivo), a recepção dos educandos. (a maioria nunca tinha tido aulas de teatro – se quer tinha assistido a uma apresentação teatral). O cumprimento no plano de trabalho dos objetivos específicos ao serem posto em pratica deparam-se com estas realidades e nos fazem refletimos a respeito de possíveis modificações para adequações a fim de que seja realizado de fato o que foi proposto, contribuindo assim na continuidade do trabalho e na pesquisa em Teatro na educação e recepção teatral.

8. Bibliografia:

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

DESGRANDES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.

RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.

Data: Assinatura do Coordenador:
Data: Assinatura do Supervisor:
Data: Assinatura do Bolsista:

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