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quinta-feira, 3 de maio de 2012


PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA

1. Identificação do Plano

Título do Plano

Teatro e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador

Colégio

Colégio Estadual Odorico Tavares

Área

Teatro
Período
Março a Agosto de 2012
2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail)

Nome

Edilton Santos de Santana

Lattes

E-mail

Telefone

(71) 9176 0356

3. Resumo do Plano (com base no subprojeto da área)
* Incentivar a fruição artística – formação de plateia
* Viabilizar a aquisição do aprendizado das noções básicas do Teatro.
* Estimular o desenvolvimento artístico, criativo e cognitivo.
* Promover a cooperação e o respeito ao outro a partir de trabalhos em grupos.
* Explorar o potencial crítico através da prática do Teatro do Oprimido.
* Contribuir com noções de cultura e identidade
* Verificar possibilidades de trabalhar elementos da cultura popular por meios de técnicas do Teatro do Oprimido.

4. Objetivos específicos do bolsista
Estar envolvida desde a metade do curso da licenciatura nas atividades das escolas públicas, iniciando a minha prática docente e conhecendo os seus diversos setores tais como o administrativo, as coordenações, as bibliotecas e os laboratórios etc, visando a contribuir para o desenvolvimento de ações pedagógicas nesses ambientes, conferindo dignidade ao ensino público.
Colaborar, através da sistematização da experiência didática, para a elaboração de novos instrumentos, tais como organização de jogos, exercícios e demais atividades, em cooperação com os mediadores;
 Colaborar para a organização e relação de itens bibliográficos específicos do ensino do teatro, tendo em vista a participação nas salas de aula, levando em conta o atuar lecionando; Escrever relatórios de pesquisa, relatos de observações e experiências, o que poderá levar à contribuição com a publicação de artigos em periódicos especializados da área, assim como na criação de blogs que escoem e permitam compartilhar as diferentes experiências;
 Elaborar roteiros de experiências de atividades extraclasse tais como visitas aos teatros, à exposições, museus, levando em conta os aspectos da recepção nos diferentes contextos;
Dar continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que possivelmente resultará num trabalho de conclusão de curso.

5. Resultados específicos do bolsista
 Integração dos bolsistas de varias áreas através de ações específicas como oficinas e apreciação dos resultados cênicos produzidos nas diferentes escolas;
 Integrar e mobilizar os alunos das escolas públicas onde se desenvolverão as ações pedagógicas, promovendo apresentações dentro e fora das escolas;
 Colaborar para o desenvolvimento de ações que sedimentem o ensino do teatro como aspecto fundamental do processo de aprendizagem.
Desenvolver processos de livre criação voltados para o exercício da criatividade e expressão cênica individual e grupal.
Analisar, refletir, compreender e discutir cultura, o que é quais as formas, como se manifesta...
Organizar uma ação de ensino em “via de mão dupla”, que integre o fazer e o refletir, redimensionando as possibilidades de ensino e da apreciação do teatro;


6. Cronograma específico do bolsista
Obs.: Este cronograma é um esboço de atividades que estão sujeitas a alterações.
(As aulas serão divididas basicamente em quatro momentos)
* Preparação corporal/ aquecimento
* Exploração do tema com jogos teatrais, boalescos ou desenvolvimento de outras atividades artísticas.
* Trabalho de criação
* Avaliação.
Março a abril:
* Primeiros contatos: apresentação e lançamento de propostas
* Aulas introdutórias: serão realizados jogos de liberação e integração, utilizando como meio jogos de Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros autores.
Maio a junho
* Exploração da sensibilização e produção: Jogos de sensibilização e improvisações cênicas, explorando o tema norteador (este tema pode também ser proposto pela turma) a partir de estímulos como músicas, jornais e apreciação de filmes e contato com as próprias atividades as quais já estão envolvidos, assim como registro das atividades realizadas, tendo ao fim de cada aula, rodas de avaliações. formação de grupos. Debates envolvidos com o tema proposto.
Julho a agosto
* Elaboração de roteiro cênico, a partir da colagem das improvisações e conteúdos dos registros. * Jogos de preparação para os ensaios e avaliações referente às cenas ensaiadas.
*Conforme forem acontecendo os eventos e a disponibilização de horários:
Visitação a espaços artísticos para apreciação cênica e/ou aprendizagem técnica de funcionamento e analise dos elementos que o compõe.

             

Data:

Assinatura do Bolsista:




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