PLANO
DE TRABALHO DO BOLSISTA
1. Identificação do Plano 
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Título do Plano 
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Teatro
  e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador 
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Colégio 
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Colégio
  Estadual Odorico Tavares 
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Área 
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Teatro 
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Período 
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Março
  a Agosto de 2012 
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2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail) 
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Nome 
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Edilton
  Santos de Santana 
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Lattes 
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E-mail 
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Telefone  
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(71)
  9176 0356 
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3. Resumo do Plano (com base
  no subprojeto da área) 
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  Incentivar a fruição artística – formação de plateia 
* Viabilizar a aquisição do aprendizado das noções básicas do
  Teatro.* Estimular o desenvolvimento artístico, criativo e cognitivo. * Promover a cooperação e o respeito ao outro a partir de trabalhos em grupos. * Explorar o potencial crítico através da prática do Teatro do Oprimido. * Contribuir com noções de cultura e identidade * Verificar possibilidades de trabalhar elementos da cultura popular por meios de técnicas do Teatro do Oprimido.  | 
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4. Objetivos específicos do bolsista 
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Estar
  envolvida desde a metade do curso da licenciatura nas atividades das escolas
  públicas, iniciando a minha prática docente e conhecendo os seus diversos setores
  tais como o administrativo, as coordenações, as bibliotecas e os laboratórios
  etc, visando a contribuir para o desenvolvimento de ações pedagógicas nesses
  ambientes, conferindo dignidade ao ensino público. 
Colaborar,
  através da sistematização da experiência didática, para a elaboração de novos
  instrumentos, tais como organização de jogos, exercícios e demais atividades,
  em cooperação com os mediadores;  
 Colaborar para a organização e relação de
  itens bibliográficos específicos do ensino do teatro, tendo em vista a
  participação nas salas de aula, levando em conta o atuar lecionando; Escrever
  relatórios de pesquisa, relatos de observações e experiências, o que poderá levar
  à contribuição com a publicação de artigos em periódicos especializados da
  área, assim como na criação de blogs que escoem e permitam compartilhar as diferentes
  experiências; 
 Elaborar roteiros de experiências de
  atividades extraclasse tais como visitas aos teatros, à exposições, museus,
  levando em conta os aspectos da recepção nos diferentes contextos; 
Dar
  continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que
  possivelmente resultará num trabalho de conclusão de curso. 
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5. Resultados específicos do bolsista 
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 Integração dos bolsistas de varias áreas
  através de ações específicas como oficinas e apreciação dos resultados cênicos
  produzidos nas diferentes escolas; 
 Integrar e mobilizar os alunos das escolas
  públicas onde se desenvolverão as ações pedagógicas, promovendo apresentações
  dentro e fora das escolas; 
 Colaborar para o desenvolvimento de ações
  que sedimentem o ensino do teatro como aspecto fundamental do processo de
  aprendizagem.  
Desenvolver processos de livre criação voltados para o exercício
  da criatividade e expressão cênica individual e grupal. 
Analisar, refletir, compreender e discutir cultura, o que é
  quais as formas, como se manifesta... 
Organizar
  uma ação de ensino em “via de mão dupla”, que integre o fazer e o refletir,
  redimensionando as possibilidades de ensino e da apreciação do teatro; 
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6. Cronograma específico do bolsista 
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| Obs.: Este cronograma é um esboço de atividades que estão
  sujeitas a alterações. (As aulas serão divididas basicamente em quatro momentos) * Preparação corporal/ aquecimento * Exploração do tema com jogos teatrais, boalescos ou desenvolvimento de outras atividades artísticas. * Trabalho de criação * Avaliação. Março a abril: * Primeiros contatos: apresentação e lançamento de propostas * Aulas introdutórias: serão realizados jogos de liberação e integração, utilizando como meio jogos de Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros autores. Maio a junho * Exploração da sensibilização e produção: Jogos de sensibilização e improvisações cênicas, explorando o tema norteador (este tema pode também ser proposto pela turma) a partir de estímulos como músicas, jornais e apreciação de filmes e contato com as próprias atividades as quais já estão envolvidos, assim como registro das atividades realizadas, tendo ao fim de cada aula, rodas de avaliações. formação de grupos. Debates envolvidos com o tema proposto. Julho a agosto * Elaboração de roteiro cênico, a partir da colagem das improvisações e conteúdos dos registros. * Jogos de preparação para os ensaios e avaliações referente às cenas ensaiadas. 
*Conforme forem acontecendo os eventos e a disponibilização de
  horários: 
Visitação a espaços artísticos para apreciação cênica e/ou aprendizagem
  técnica de funcionamento e analise dos elementos que o compõe. 
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Data:  
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Assinatura do Bolsista:  
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