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quarta-feira, 2 de maio de 2012

Plano de Trabalho


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Plano de Trabalho do Bolsista

1. Identificação do Plano
Título do Plano
Recepção Teatral nas Escolas Públicas de Salvador
Colégio
Colégio Estadual Odorico Tavares
Área
Teatro
Período
Março à Agosto de 2012
2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail)
Nome
Edlene Crispina da Siva lima
Lattes

E-mail
Telefone
(71) 3308-3331 / 8615-3283
3. Resumo do Plano (com base no subprojeto da área)
A inspiração norteadora está centrada na pesquisa-ação do teatro e seus benefícios no processo contínuo de desenvolvimento do ser, já que se pretende, através da produção coletiva / individual e participativa, favorecer a compreensão dos problemas que afligem a sociedade brasileira, relacionados à educação, articulando intervenções que proponham uma transformação social a partir do ser.
 Itens relacionados ao ensino do teatro serão elencados, como possibilidades de fontes para a preparação dos planos de curso, a serem feitos nas reuniões onde estejam presentes os professores das escolas e os bolsistas (nas reuniões semanais).
Além disso, será observada a transformação sofrida pelos alunos da escola referente ao seu contato com as atividades teatrais em prol da valorização da importância da arte educação como matéria efetiva na grade curricular das escolas (principalmente nas públicas), sendo ministradas por profissionais da área.
Será feito um levantamento de necessidades, como passos iniciais do projeto, para o pleno funcionamento do programa. Depois serão executadas as atividades planejadas, mantendo-se os encontros, as reuniões de trabalho, para reflexão sobre as ações desenvolvidas. Os subgrupos, então, realizarão as experiências didáticas voltadas para a resolução dos problemas detectados, valorizando-se aí os diferentes estágios da aprendizagem, no decorrer do projeto. Resultados e procedimentos serão revistos quando se julgar pertinente.
4. Objetivos específicos do bolsista
Estar envolvida desde a metade do curso da licenciatura nas atividades das escolas públicas, iniciando a minha prática docente e conhecendo os seus diversos setores tais como o administrativo, as coordenações, as bibliotecas e os laboratórios etc, visando a contribuir para o desenvolvimento de ações pedagógicas nesses ambientes, conferindo dignidade ao ensino público.
Colaborar, através da sistematização da experiência didática, para a elaboração de novos instrumentos, tais como organização de jogos, exercícios e demais atividades, em cooperação com os mediadores;
 Colaborar para a organização e relação de itens bibliográficos específicos do ensino do teatro, tendo em vista a participação nas salas de aula, levando em conta o atuar, lecionando; Escrever relatórios de pesquisa, relatos de observações e experiências, o que poderá levar à contribuição com a publicação de artigos em periódicos especializados da área, assim como na criação de blogs que escoem e permitam compartilhar as diferentes experiências;
 Elaborar roteiros de experiências de atividades extraclasse tais como visitas aos teatros, à exposições, museus, levando em conta os aspectos da recepção nos diferentes contextos;
Dar continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que possivelmente resultará num trabalho de conclusão de curso.
5. Resultados específicos do bolsista
 Integração dos bolsistas de varias áreas através de ações específicas como oficinas e apreciação dos resultados cênicos produzidos nas diferentes escolas;
 Integrar e mobilizar os alunos das escolas públicas onde se desenvolverão as ações pedagógicas, promovendo apresentações dentro e fora das escolas;
 Colaborar para o desenvolvimento de ações que sedimente o ensino do teatro como aspecto fundamental do processo de aprendizagem.
Desenvolver processos de livre criação voltados para o exercício da criatividade e expressão cênica individual e grupal.
Analisar, refletir, compreender e discutir cultura, o que é quais as formas, como se manifesta...
Organizar uma ação de ensino em “via de mão dupla”, que integre o fazer e o refletir, redimensionando as possibilidades de ensino e da apreciação do teatro;
6. Cronograma específico do bolsista
Descrição da Atividade
Período
Reuniões de Planejamento com coordenador e supervisores, leitura de textos e discussões.
Março à agosto de 2012.
Encontros nos subgrupos das escolas para preparação de planos e atuação em campo (aulas).
Março à agosto de 2012.
Atividade em campo, ação em sala de aula.
Março à agosto de 2012.
Redação de relatórios, Planos de aula e Relatórios diários.
Março à agosto de 2012.
Encontros para discussões de filmes e textos.
Março à agosto de 2012.
Participação nas reuniões gerais do projeto.
Março à agosto de 2012.
Participação em seminários, oficinas, congresso e festivais.
Março à agosto de 2012.
 Coordenador: Luíz Cláudio Cajaiba Soares
 Supervisora: Ana Lúcia Ribeiro
 Bolsista: Edlene C. S. Lima

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