UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência - PIBID
Plano de Trabalho do Bolsista
1. Identificação do Plano
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Título
do Plano
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Recepção Teatral nas Escolas Públicas de Salvador
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Colégio
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Colégio Estadual Odorico Tavares
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Área
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Teatro
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Período
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Março à Agosto de 2012
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2. Identificação do Bolsista (nome,
lattes, e-mail)
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Nome
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Edlene Crispina da Siva lima
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Lattes
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E-mail
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Telefone
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(71) 3308-3331 / 8615-3283
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3. Resumo do Plano (com base no subprojeto da área)
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A inspiração norteadora está
centrada na pesquisa-ação do teatro e seus benefícios no processo contínuo de
desenvolvimento do ser, já que se pretende, através da produção coletiva /
individual e participativa, favorecer a compreensão dos problemas que afligem
a sociedade brasileira, relacionados à educação, articulando intervenções que
proponham uma transformação social a partir do ser.
Itens relacionados ao ensino do teatro serão
elencados, como possibilidades de fontes para a preparação dos planos de
curso, a serem feitos nas reuniões onde estejam presentes os professores das
escolas e os bolsistas (nas reuniões semanais).
Além disso, será observada a
transformação sofrida pelos alunos da escola referente ao seu contato com as
atividades teatrais em prol da valorização da importância da arte educação
como matéria efetiva na grade curricular das escolas (principalmente nas
públicas), sendo ministradas por profissionais da área.
Será feito um levantamento de
necessidades, como passos iniciais do projeto, para o pleno funcionamento do programa.
Depois serão executadas as atividades planejadas, mantendo-se os encontros,
as reuniões de trabalho, para reflexão sobre as ações desenvolvidas. Os
subgrupos, então, realizarão as experiências didáticas voltadas para a resolução
dos problemas detectados, valorizando-se aí os diferentes estágios da
aprendizagem, no decorrer do projeto. Resultados e procedimentos serão
revistos quando se julgar pertinente.
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4. Objetivos específicos do bolsista
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Estar envolvida desde a metade
do curso da licenciatura nas atividades das escolas públicas, iniciando a
minha prática docente e conhecendo os seus diversos setores tais como o
administrativo, as coordenações, as bibliotecas e os laboratórios etc,
visando a contribuir para o desenvolvimento de ações pedagógicas nesses
ambientes, conferindo dignidade ao ensino público.
Colaborar, através da
sistematização da experiência didática, para a elaboração de novos
instrumentos, tais como organização de jogos, exercícios e demais atividades,
em cooperação com os mediadores;
Colaborar para a organização e relação de
itens bibliográficos específicos do ensino do teatro, tendo em vista a
participação nas salas de aula, levando em conta o atuar, lecionando; Escrever
relatórios de pesquisa, relatos de observações e experiências, o que poderá
levar à contribuição com a publicação de artigos em periódicos especializados
da área, assim como na criação de blogs que escoem e permitam compartilhar as
diferentes experiências;
Elaborar roteiros de experiências de
atividades extraclasse tais como visitas aos teatros, à exposições, museus,
levando em conta os aspectos da recepção nos diferentes contextos;
Dar continuidade a um projeto
de pesquisa feito anteriormente, o que possivelmente resultará num trabalho
de conclusão de curso.
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5. Resultados específicos do bolsista
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Integração dos bolsistas de varias áreas
através de ações específicas como oficinas e apreciação dos resultados
cênicos produzidos nas diferentes escolas;
Integrar e mobilizar os alunos das escolas
públicas onde se desenvolverão as ações pedagógicas, promovendo apresentações
dentro e fora das escolas;
Colaborar para o desenvolvimento de ações
que sedimente o ensino do teatro como aspecto fundamental do processo de
aprendizagem.
Desenvolver processos de livre criação voltados para o
exercício da criatividade e expressão cênica individual e grupal.
Analisar, refletir, compreender e discutir cultura, o que
é quais as formas, como se manifesta...
Organizar uma ação de ensino em
“via de mão dupla”, que integre o fazer e o refletir, redimensionando as
possibilidades de ensino e da apreciação do teatro;
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6. Cronograma específico do bolsista
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Coordenador: Luíz Cláudio Cajaiba Soares
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Supervisora: Ana Lúcia Ribeiro
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Bolsista: Edlene C. S. Lima
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