Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sábado, 28 de abril de 2012

Plano e relatório dia 11/04


logo_PIBIDPLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO:  TEATRO                                                                                     INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Dep. Manoel Novais
BOLSISTA: Amanda Shapovalov Brito                                                                                    SUPERVISOR: Andréia F. Andrade                   
TURNO: Matutino                                                                                                                       TURMA: 3º D
DATA: 11-04-12                                                                                                                            TEMPO/AULA: 08:10 ás 09:50
OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Ativar a percepção e atenção dos alunos. Introduzir o que é um roteiro. Trabalhar o toque no outro.  Observar suas atitudes, decorrentes de suas vivencias, com temas polêmicos.














- Alongamentos específicos, em duplas.
- Aquecimento vocal com trava-linguas.
- Aquecimento geral com duas músicas:
A thama, a bacco, a labarina.
Música da Pipoca.
- Perguntas e respostas.
- O que é um roteiro?
- Jogo da Escultura
- Descubra qual é a cena (com temas polêmicos)
- Jogo do Era uma vez...

Atividades 100% práticas. Iniciando-se com alongamento especifico em duplas e um aquecimento vocal com trava-línguas. Explicar o que é um roteiro e já iniciar a produção de um, a partir de temas polêmicos que serão distribuídos. Utilizar de jogos dramáticos e teatrais para uma construção dramatúrgica.
Papel e caneta.
AVALIAÇÃO:
Entrega do roteiro.
Roda avaliativa de todo processo.


BIBLIOGRAFIA:
MACHADO, Maria Clara. 100 Jogos Dramáticos: Teatro / Maria Clara Machado, Marta Rosman. – Rio de Janeiro: Agir, 1994.
SPOLIN, Viola. – Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de Bordo. Salvador: 2012.




ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:

ANEXO I: Temas polêmicos:
       1.  Gravidez na adolescência
       2. Aborto
       3. Intolerância religiosa
       4. Violência nos estádios
       5. Precariedade de transporte publico                       
       6. Violência sexual
       7. Morte
       8. Violência urbana
       9. Traição
       10.  Discriminação Racial
       11.  Homofobia / Heterofobia
       12.  Violência domiciliar
       13.  Alcoolismo
       14.  Drogas
       15.  Discriminação Social     
                                             
                                           
                                                RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012


     Bolsista
     Local da aula
     Data e Hora da aula
     Supervisor
     Amanda Shapovalov
     C.E.D.M.N.
     11/04, 08:10 ás 09:00             
     Andréia F. Andrade
     Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram extraídos):


   Para esta aula planejei:

  1. 1. Alongamento em duplas
  2. 2. Aquecimento vocal com trava línguas
  3. 3  Aquecimento geral com música da pipoca e A thama, a bacco, a labarina
  4. 4 Jogo de perguntas e respostas
  5. 5. Explicação: O que é um roteiro?
  6. 6. Jogo da escultura
  7. 7. Descubra qual é a cena/ utilização de temas polêmicos para a construção da cena, elaboração de um roteiro
  8. 8. Jogo do Era uma vez
   

     BIBLIOGRAFIA:
    
     MACHADO, Maria Clara. 100 Jogos Dramáticos: Teatro / Maria Clara Machado, Marta Rosman. – Rio de Janeiro: Agir, 1994.
    SPOLIN, Viola. – Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
        BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de Bordo. Salvador: 2012


     Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):
                                    
     Tenho uma turma de 40 alunos e nesta quarta-feira, com os rumores de greve, me deparei com menos de 10% da turma (3 alunos da minha sala e 1 aluna de outra sala que quis participar). Mudei completamente meu planejamento. Acabei fazendo um alongamento básico e geral, utilizei os trava-línguas e o jogo do Era uma vez. Foi só o que sobrou deste planejamento. Fiz uma aula de improvisações, onde, trabalhei prontidão com o Jogo das perguntas e criatividade no Jogo do Era uma vez e na produção de uma cena com local e personagens pré-definidos. Apesar de ser tudo no improviso, literalmente, a aula teve resultados satisfatórios. Os alunos que estavam no dia são alunos que normalmente não participam muito da aula, e como só estavam eles, a desenvoltura dos mesmos foi bem melhor, participaram ativamente, com vontade e energia. No final da aula fiz uma avaliação oral, perguntei o que acharam da aula, como foi seu desenvolvimento, os jogos, conversei com eles a importância dos jogos de aquecimento e eles se predispuseram a fazê-los, após compreender sua finalidade. 100% dos alunos gostaram da aula, e de participar da mesma, solicitaram mais jogos de improvisação.











Nenhum comentário: