Relatório de Atividades do Bolsista
1. Identificação do Projeto | ||||||
Título do Projeto | PIBID: Finalização de uma Experiência | |||||
Colégio | Colégio Estadual Odorico Tavares | |||||
Área | Teatro | |||||
Coordenador | Luiz Claudio Cajaíba Soares | |||||
Supervisor |
| |||||
Período das atividades | Setembro a Março de 2012 | |||||
2. Identificação do Bolsista | ||||||
Nome | Marli Maria Souza Cruz | |||||
Lattes | | |||||
e-mail | Marlisouza.arte@hotmail.com | |||||
telefone | (71) 8683-0571/9218-0944 | |||||
3. Execução | ||||||
Descrição da Atividade | Período | |||||
-Discussão dos textos e fichamento; - Reuniões quinzenais com supervisores: Elaboração e Discussão dos Planos de Curso, Início da III e IVª Unidade; - Reuniões Gerais com Coordenação; -Aplicações de jogos para montagem de cenas com os alunos do Odorico Tavares; - Fechamento da IIIª Unidade Odorico Tavares; - Reunião para organização da ação FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas); - Atividades de formação para ação FIAC; -Atividades de Pré- Espetáculo FIAC com os alunos do Odorico Tavares -Apreciação a espetáculos do FIAC com os alunos do Odorico Tavares; - Atividade de Pós Espetáculo FIAC; - Reuniões de organização Congresso CONFAEB; - Seminário PIBID 2012; - Congresso CONFAEB; - Fechamento da IVª Unidade Odorico Tavares; - Atividade de Recuperação dos alunos do Odorico Tavares - Oficina Teatro Negro - Postagem de fotos dos últimos eventos (CONFAEB, Seminário PIBIB, FIAC, Atividade Interdisciplinar). | Setembro Setembro a Novembro Setembro a Dezembro Setembro a Outubro Setembro Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro e Novembro Novembro Novembro Dezembro Dezembro Dezembro Janeiro Feverreiro | |||||
4. Resultados alcançados pelo bolsista | ||||||
-Desenvolvimento de capacidade de aplicação de jogos e exercícios e direção de montagem de cenas; -Desenvolvimento da capacidade de organização ao final do ano letivo em termo de realização em conteúdo e atividades. -Desenvolvimento da capacidade de elaboração e aplicação de metodologias do ensino de teatro, verificando-se as diferentes formas de repercussão das atividades; -Aprofundamento do conhecimento de manuais de jogos e exercícios para o ensino do teatro; -Desenvolvimento da capacidade de argumentação nas reuniões grupais e coletivas; -Participação nas atividades parciais de avaliação dos alunos; -Ter possibilitado aos alunos a apreciação de espetáculos ocorridos em um festival Internacional de Teatro; --Ter iniciado a produção de textos dramáticos a partir de improvisações com a turma de alunos; -Participação em discussões de textos, compreensão dos conceitos de Recepção e de sua importância para o processo do ensino de teatro em um congresso de Arte Educação. - Dividir com outros Pibidistas as experiências realizadas durante o projeto Pibid no seminário de 2012. -Realização do fichamento de outras experiências com Projetos Artísticos e Educacionais de outras instituições. --Compreensão dos mecanismos de funcionamento das escolas públicas, sob a perspectiva do professor; - Participação na Oficina de Dança e Visualidade na CONFAEB | ||||||
5. Dificuldades encontradas /causas e procedimentos para superá-las | ||||||
- Falta de estímulo de alguns alunos, por conta da estrutura escolar viciada, que relega papel secundário ao ensino das artes. Foi iniciado o processo de aplicação de jogos e tendo em vista também a assiduidade dos bolsistas pibid, conseguiu-se conquistar confiança e assiduidade dos alunos; - Evasão das aulas de artes ao final da IVª Unidade devido a “importância” dada ao aluno para outras matérias, consideradas por eles de “maior relevância” -Dificuldade de comunicação com corpo docente e administrativo das escolas. Pois em sua maioria estavam com a programação do ano letivo atrasado devido as paralisações. - Registrar as atividades ocorrentes devidas a outras demandas de atividades com lista de presença, conferir os convites, reunir os alunos e informar sobre o espetáculo a ser assistido. | ||||||
6. Produtos gerados com o desenvolvimento do trabalho | ||||||
-Fichamento de artigo publicados no Congresso Abrace -Elaboração de Planos de Unidade; -Fotos de Atividades Pós e Pré FIAC; -Fotos sobre a oficina de dança e visualidade ocorrida na CONFAEB - Artigo sobre atividade Interdisciplinar. | ||||||
7. Considerações sobre o cumprimento dos objetivos específicos do Plano de trabalho do bolsista | ||||||
Esse último semestre do projeto PIBID foi muito gratificante, pois foi possível perceber a diferença na minha formação educacional do inicio do projeto até essa etapa, o PIBID contribuiu muito para o meu amadurecimento acadêmico, sobre perspectiva de vida, e planos futuros, apesar das dificuldades encontradas nas realizações, sinto-me contemplada no produto alcançado que fizeram com que conseguisse superar as minhas dificuldades medos e inseguranças. Hoje me sinto uma profissional preparada para entrar no mercado de trabalho com a minha área de formação por ter a oportunidade de vivenciar essa experiência prática e complementou os demais conhecimentos obtidos durante os semestres cursados na faculdade. Foi gratificante perceber as mudanças na turma que acompanhava e perceber também que apesar de não ter sido possível mobilizar todos os alunos no qual tive contato sobre a importância da arte esse fator não foi o suficiente para frustrar e abandoar essa área, pelo ao contrário, junto com os textos, seminários e congressos durante esses dois anos de projeto refletir sobre a importância da área que escolhi pra mim e como ela precisa cada vez mais ser vivenciada nas instituições de ensino que contribuem na formação de cidadãos. | ||||||
8. Referências bibliográficas efetivamente utilizadas | ||||||
· CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006. · BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores – 9ª edição. rev. e ampliada. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. · SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979. · MAGALDI. Sábato. Iniciação ao teatro. 7 ed. São Paulo: Ática, 1998. · Wendell. Ney. Práticas de Formação de Público em Artes Cênicas. 2011. Caderno de Atividades FIAC. · Artigos do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010. | ||||||
Data: | Assinatura do Coordenador: | |||||
Data: | Assinatura do Supervisor: | |||||
Data: | Assinatura do Bolsista: | |||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário