Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Relátorio PIBID

Relatório de Atividades do Bolsista



1. Identificação do Projeto
Título do Projeto
PIBID: Finalização de uma Experiência

Colégio

Colégio Estadual Odorico Tavares
Área

Teatro
Coordenador

Luiz Claudio Cajaíba Soares
Supervisor
                                               Ana Lucia Ribeiro da Silva
Período das atividades

Setembro a Março de 2012
2. Identificação do Bolsista
Nome
Marli Maria Souza Cruz
Lattes


e-mail

Marlisouza.arte@hotmail.com
telefone

(71) 8683-0571/9218-0944
3. Execução
Descrição da Atividade
Período
-Discussão dos textos e fichamento;
- Reuniões quinzenais com supervisores: Elaboração e Discussão dos Planos de Curso, Início da III e IVª Unidade;
- Reuniões Gerais com Coordenação;
-Aplicações de jogos para montagem de cenas com os alunos do Odorico Tavares;
- Fechamento da IIIª Unidade Odorico Tavares;
- Reunião para organização da ação FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas);
- Atividades de formação para ação FIAC;
-Atividades de Pré- Espetáculo FIAC com os alunos do Odorico Tavares
-Apreciação a espetáculos do FIAC com os alunos do Odorico Tavares;
- Atividade de Pós Espetáculo FIAC;
- Reuniões de organização Congresso CONFAEB;
- Seminário PIBID 2012;
- Congresso CONFAEB;
- Fechamento da IVª Unidade Odorico Tavares;
- Atividade de Recuperação dos alunos do Odorico Tavares
- Oficina Teatro Negro
- Postagem de fotos dos últimos eventos (CONFAEB, Seminário PIBIB, FIAC, Atividade Interdisciplinar).
Setembro

Setembro a Novembro

Setembro a Dezembro
Setembro a Outubro

Setembro
Outubro


Outubro
      Outubro

       Outubro

     Outubro e Novembro
Novembro
Novembro
Dezembro
     Dezembro
Dezembro

Janeiro
Feverreiro
4. Resultados alcançados pelo bolsista

-Desenvolvimento de capacidade de aplicação de jogos e exercícios e direção de montagem de cenas;
-Desenvolvimento da capacidade de organização ao final do ano letivo em termo de realização em conteúdo e atividades.
-Desenvolvimento da capacidade de elaboração e aplicação de metodologias do ensino de teatro, verificando-se as diferentes formas de repercussão das atividades;
-Aprofundamento do conhecimento de manuais de jogos e exercícios para o ensino do teatro;
-Desenvolvimento da capacidade de argumentação nas reuniões grupais e coletivas;
-Participação nas atividades parciais de avaliação dos alunos;
-Ter possibilitado aos alunos a apreciação de espetáculos ocorridos em um festival Internacional de Teatro;
--Ter iniciado a produção de textos dramáticos a partir de improvisações com a turma de alunos;
-Participação em discussões de textos, compreensão dos conceitos de Recepção e de sua importância para o processo do ensino de teatro em um congresso de Arte Educação.
- Dividir com outros Pibidistas as experiências realizadas durante o projeto Pibid no seminário de 2012.
-Realização do fichamento de outras experiências com Projetos Artísticos e Educacionais de outras instituições.
--Compreensão dos mecanismos de funcionamento das escolas públicas, sob a perspectiva do professor;
- Participação na Oficina de Dança e Visualidade na CONFAEB
5. Dificuldades encontradas /causas e procedimentos para superá-las

- Falta de estímulo de alguns alunos, por conta da estrutura escolar viciada, que relega papel secundário ao ensino das artes. Foi iniciado o processo de aplicação de jogos e tendo em vista também a assiduidade dos bolsistas pibid, conseguiu-se conquistar confiança e assiduidade dos alunos;                                                                                    
- Evasão das aulas de artes ao final da IVª Unidade devido a “importância” dada ao aluno para outras matérias, consideradas por eles de “maior relevância”
-Dificuldade de comunicação com corpo docente e administrativo das escolas. Pois em sua maioria estavam com a programação do ano letivo atrasado devido as paralisações.
- Registrar as atividades ocorrentes devidas a outras demandas de atividades com lista de presença, conferir os convites, reunir os alunos e informar  sobre o espetáculo a ser assistido.
6. Produtos gerados com o desenvolvimento do trabalho

-Fichamento de artigo publicados no Congresso Abrace

-Elaboração de Planos de Unidade;

-Fotos de Atividades Pós e Pré FIAC;

-Fotos sobre a oficina de dança e visualidade ocorrida na CONFAEB

- Artigo sobre atividade Interdisciplinar.


7. Considerações sobre o cumprimento dos objetivos específicos do Plano de trabalho do bolsista


Esse último semestre do projeto PIBID foi muito gratificante, pois foi possível perceber a diferença na minha formação educacional do inicio do projeto até essa etapa, o PIBID contribuiu muito para o meu amadurecimento acadêmico, sobre perspectiva de vida, e planos futuros, apesar das dificuldades encontradas nas realizações, sinto-me contemplada no produto alcançado que fizeram com que conseguisse superar as minhas dificuldades medos e inseguranças. Hoje me sinto uma profissional preparada para entrar no mercado de trabalho com a minha área de formação por ter a oportunidade de vivenciar essa experiência prática e complementou os demais conhecimentos obtidos durante os semestres cursados na faculdade.
Foi gratificante perceber as mudanças na turma que acompanhava e perceber também que apesar de não ter sido possível mobilizar todos os alunos no qual tive contato sobre a importância da arte esse fator não foi o suficiente para frustrar e abandoar essa área, pelo ao contrário, junto com os textos, seminários e congressos durante esses dois anos de projeto refletir sobre a importância da área que escolhi pra mim e como ela precisa cada vez mais ser vivenciada nas instituições de ensino que contribuem na formação de cidadãos.



8. Referências bibliográficas efetivamente utilizadas

·        CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

·        BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores – 9ª edição. rev. e ampliada. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

·        SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.

·        MAGALDI. Sábato. Iniciação ao teatro. 7 ed. São Paulo: Ática, 1998.

·        Wendell. Ney. Práticas de Formação de Público em Artes Cênicas. 2011. Caderno de Atividades FIAC.

·        Artigos do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010.


Data:

Assinatura do Coordenador:

Data:

Assinatura do Supervisor:

Data:

Assinatura do Bolsista:


Nenhum comentário: