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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Relatório Individual




Relatório de Atividades do Bolsista



1. Identificação do Projeto
Título do Projeto
Teatro e recepção nas Escolas Públicas de Salvador

Colégio

Colégio Estadual da Bahia
Área

Teatro
Coordenador

Luiz Claudio Cajaíba Soares
Supervisor
Sandra Regina de Oliveira Santana
Período das atividades
Agosto de 2011 a fevereiro de 2012
2. Identificação do Bolsista
Nome
Mônica Leite da Silva
Lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455114Y1
e-mail

monica_leite25@hotmail.com
telefone

(71) 9153 2076
3. Execução
Descrição da Atividade
Período
-Apresentação do campo de atuação;
-Organização Pedagógica da Instituição;
-Conhecimento do espaço físico;
-Quadro de funcionários da instituição;
-Observação das aulas junto a supervisora;
-Reuniões semanais com supervisora;
-Observação e assistência da turma 1M1;
-Confecção do Plano de Trabalho;
-Confecção dos Planos de Aula;
-Desenvolvimentos das aulas com a turma 1M6.
-Reuniões Gerais com Coordenação, supervisores e
bolsistas.


-Discussão dos artigos indicados para fichamento;


-Fechamento da III Unidade;
-Planejamento da Atividade Interdisciplinar: Jogos teatrais e jogos matemáticos;
-Encontro com o Professor de Matemática do Colégio Estadual da Bahia;
-Capacitação – Teatro e Recepção – Produzida pelo FIAC.
-Aplicação das aulas Pré-espetáculo e Durante espetáculo com alunos do Colégio Estadual da Bahia - FIAC;
-Acompanhamento dos Alunos do Colégio Estadual Odorico Tavares na atividade durante espetáculo – FIAC.
-Participação da Oficina a Musicalidade no Corpo do Ator – FIAC.

-Apresentação no III Seminário PIBID – UFBA com titulo: Texto Dramático uma Proposta Metodológica para o Ensno do Teatro na Escola ;
-Apresentação do Pôster no XXI CONFAEB em São Luís do Maranhão e participação das mesas redondas e comunicação oral;
-Participação da Oficina: Software Livre Aplicado às Aulas de Artes Visuais oferecida pelo XXI CONFAEB.
-Fechamento da IV unidade.

-Postagens de Fotos relativas as atividades do Semestre PIBID






Ago. a dez.








Set a dez




Out.













Nov.





Fev.

4. Resultados alcançados pelo bolsista

Compreensão e vivencia da pratica do trabalho na escola púbica: planejamento, infra-estrutura, projetos;

Iniciar os alunos a prática teatral possibilitando um panorama na história do teatro e prática teatral e discutir sobre os espaços teatrais existentes na cidade;

Aplicar as atividades de pré-espetáculo com os alunos do 1M6 do colégio Estadual da Bahia;

Participar do Bate Papo com os atores e alunos do Colégio Odorico Tavares e perceber aspectos teóricos relativos à recepção teatral na prática;

Apresentação e participação do III Seminário PIBID, proporcionando uma troca de experiências nas diversas disciplinas e formas de atuação do projeto;

Participação do XXI CONFAEB com apresentação do pôster, participação nas oficinas, mesas redondas, comunicação oral.


5. Dificuldades encontradas /causas e procedimentos para superá-las

As maiores dificuldades encontradas para o desenvolvimento das atividades PIBID na Escola Estadual da Bahia foram às constantes paralisações e feriados nos dias de quarta feira, dia da aula de teatro, o ocorrido fazia com que os alunos se dispersassem e não aproveitassem de fato a aula. Outro problema foi à falta de comunicação com a direção da escola que não levava em consideração as aulas de teatro marcando atividade de avaliação também nos horários da aula de teatro. O bolsista PIBID precisa de uma assistência maior para entender os mecanismos da escola, participando efetivamente das reuniões pedagógicas e dos planejamentos anuais, deve – se elaborar um calendário que norteie as atividades para que ao longo do ano, este, seja cumprido. É preciso que o dialogo com a direção da escola seja efetivado e que, o bolsista junto com a supervisão, faça com que a disciplina seja levada a serio em primeira instancia pelos diretores e assim alunos.

6. Produtos gerados com o desenvolvimento do trabalho

Dar uma resposta sobre que produto foi gerado é caso bastante complicado, penso que dentro do trabalho pude proporcionar aos meus alunos e acompanhar alunos de outros colegas inseridos no projeto de formar bastante rica. Meus alunos no pouco tempo que tivemos de aula apresentaram um pouco a história do teatro e praticamos vários jogos teatrais, construímos cenas improvisadas e apresentamos uns aos outros. O resultado da disciplina de teatro não é de forma instantânea ele vem aos poucos, na conquista diária professor aluno e isso foi quase que retirado de mim por conta da lacuna entre uma aula e outra. Ficou visível para mim a pequena conquista dos alunos que se negavam a realizar o jogo e aos poucos iam se soltando a entrando na brincadeira, alunos tímidos que ao longo do processo estavam abertos ao dialogo.

Minha inserção numa Instituição pública me fez enxergar a realidade atual do trabalho de teatro, rever a prática como professora, a forma de abordagem dos conteúdos e das aulas práticas necessária para a disciplina. Com as leituras dos artigos, participação do III Seminário e XXI CONFAEB ampliou meu campo de possibilidades e dialogo com outros profissionais da área e outras formas de atuação do ensino do teatro na escola pública.

O trabalho no Colégio Estadual da Bahia deu inicio a minha atual pesquisa de TCC onde dei foco ao Ensino do Teatro no Ensino Básico Formal – Ensino Médio (área de atuação do PIBID).
7. Considerações sobre o cumprimento dos objetivos específicos do Plano de trabalho do bolsista

Apesar das dificuldades consegui cumprir em sua grande maioria os objetivos do plano de trabalho, restando a atividade interdisciplinar onde já foi iniciado a pesquisa do conteúdo e parceria com o professor de matemática, também já foi realizado um apanhado bibliográfico que unem os jogos matemáticos com os dramáticos e teatrais.

8. Referências bibliográficas efetivamente utilizadas

BRASIL. MEC. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio (1ª parte). Brasília: MEC/Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 4.024/61 – 20 de dez. 1961.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 5.696/71 – 11 de ago. 1971.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.

DEGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec: Mandacaru, 2006.

FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo do teatro. São Paulo: Moderna, 2005.

GROTOWKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S. A., 1968.

LEHMANN, Hans-Ties. Teatro pós – dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007

LIMA JUNIOR, Rubens. Telecurso: Teatro: ensino médio. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2008.

MAGALDI. Sábato. Iniciação ao teatro. 7 ed. São Paulo: Ática, 1998.

MARTINS, M. A. B. Encenação em Jogo. 1. ed. são paulo: Hucitec, 2004. v. 1. 254 p.

MENDES, Cleise Furtado. Estratégias do drama. Salvador: EDUFBA, 1995.

Wendell. Ney. Práticas de Formação de Público em Artes Cênicas. 2011. Caderno de Atividades FIAC

PUPO, Maria Lúcia. Entre o mediterrâneo e o atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1998

Artigos do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010




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Assinatura do Coordenador:

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Assinatura do Supervisor:

Data:

Assinatura do Bolsista:


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