O espaço da pedagogia na investigação da recepção do espetáculo
Biange Cabral
                                  Fichamento
“A complexidade da recepção teatral reside na popularidade entre sua dimensão coletiva (um grupo de pessoas assistindo a um espetáculo) e a singularidade das percepções individuais, uma vez que aqui se inter-relacionam distintas ares do conhecimento: ética, psicologia, filosofia (as mais comuns a qualquer processo/produto artístico).” P.1.
“A dificuldade da interação entre produção e recepção reside tanto em receber a critica quanto em realizá-lá.” P.1.
“A questão é o que o aluno aprendeu e não se ele aprendeu o que o professor ensinou. Seguindo o mesmo principio, no caso da formação do espectador, a pergunta seria ‘o que ele percebeu ou como ele leu a cena, e não se ele captou a intenção do autor’.” P.1.
“Uma vez que cada elemento no palco torna-se significante, o texto ideologicamente denso dado seu aspecto coletivo e multiplicidade de signos e convenções. Por outro lado, a leitura dos espectadores será sempre medida pelo seu ângulo de visão, o qual permite interpretar os signos verbais e visuais, e fazer inferências juntando as novas informações com seu conhecimento anterior.” P.2.
“Assim sendo, a formação do espectador requer que sejam ouvidas as percepções individuais e evitadas as interpretações por parte tanto dos alunos quando do professor.” P.3.
“O objetivo não é encontrar a verdade, mas perceber que o mundo está lá para ser interpretado (Ubersfeld, 1982, p. 127-35).” P.3.
“O argumento central de Wolfgang Iser é que não podemos achar um significado fixo no texto literário nem projetar nosso significado no mesmo.” P.5.
“O papel do professor, além de identificar um texto aberto para trabalho em grupo, está também em dirigir a atenção dos participantes para estes vazio do texto (mesmo que ele resulte da criação coletiva do grupo).” P.5.
“As noções de horizonte de expectativas e vazios do texto permitem repensar o ensino no contexto contemporâneo da pedagogia pós-critica. Henri Giroux introduz a noção do professor como intelectual, para propor uma perspectiva pedagógica centrada na democratização do ensino.” P.6.
“Nestas perspectivas, ética e possibilidade caminham juntas e fundamentam a expansão cultural do aluno; o prazer de aprender se associar ao rompimento de barreiras na área do conhecimento.” P.7.
Comentário
Ao subestimarmos a capacidade de compreensão de nossos alunos, ou indivíduos desprovidos de experiências artísticas, em juga-los encapasses de compreender uma obra artística, um filme, um espetáculo de teatro feito for por artistas “ganias”, por não fazerem parte dos seus horizontes de expectativas, cria-se um bloqueio por parte dessas pessoas quando são sujeitas a pergunta como: “o que você entendeu sobre a peça”. 
A concepção do aluno e individual dele e singular, ele irá descrever a obra de acordo com suas vivencias e experiências passadas causando-le sensações únicas, por que acredito que essa e a verdadeira função da arte causar sentimentos diversos utilizando-se do mesmo objeto, negando uma verdade única, e tornando todas as descrições  em uma única verdade coletiva .
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