Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RELATÓRIO DIÁRIO


RELATÓRIO DIÁRIO PIBID 2012

BOLSISTA – Lorena Pio                          SUPERVISOR – Camila Bonifácio   
DATA E HORA DA AULA: 28/08/2012 – 9:10 (50 min de aula)
LOCAL DA AULA: Colégio Estadual D. Avelar Brandão Vilela

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E DOS CONTEÚDOS ABORDADOS:
- Jogo do GOSTO E NÃO GOSTO: Os estudantes foram convidados a falar 3 coisas que gostavam e três que não gostavam.  Em um círculo cada um falava o seu nome e as 3 coisas pedidas. O jogo funciona como uma forma de conhecer melhor a turma para um contato inicial.

- TIMBÁ -

- Música africana. Serve para canalizar a energia e coreografar as atividades. Atama: (bate uma palma e um pé no chão). Abaco: (bate quatro palmas e quatro vezes o pé no chão). Labarina: (bate 10 palmas e 10 vezes o pé no chão). As palmas e pisadas são feitas ao mesmo tempo. O professor comanda as palavras e pode brincar com elas, misturando-as. Exige concentração dos alunos.


Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):

Esse foi o meu primeiro encontro com os estudantes da 7ª série do ensino fundamental. No primeiro momento Camila me apresentou e em seguida o fiz falando um pouco sobre as aulas.
Como era o nosso primeiro contato fiz o jogo do gosto e não gosto como uma forma de conhecê-los melhor. Nesse primeiro momento pude perceber que eles são enérgicos, e também bastante participativos. Será necessário ter um domínio muito grande com eles, e um diálogo importante também. Há uma variação de idade, que não chega a representar um problema na hora de se trabalhar os conteúdos.
Tentamos fazer o jogo do TIMBÁ, que não funcionou muito. Eu acredito que isso se deve ao fato de ser o primeiro contato que eles tem com jogos, e por isso desviavam atenção para brincadeiras com o jogo. Havia pessoas que ficavam tímidas também e não faziam o jogo TIMBÁ. No entanto, acredito que nas próximas aulas eles se acostumem com a nova linguagem e se permitam mais.
Devido ao tempo ter passado rápido com as demoradas apresentações, não pude desenvolver outras atividades e finalizei com a música africana. Essa eles compraram logo e todos participaram muito bem.
A sala é pequena e não temos onde colocar as carteiras, por isso sei que terei dificuldades de desenvolver algumas atividades, mas já estou pensando numa forma de lidar com isso. Talvez em alguns casos dividindo a turma, não sei bem...estou estudando a possibilidade.
Tenho boas expectativas com essa turma e acredito que vão me surpreender muito.


Nenhum comentário: