Plano de
Trabalho do Bolsista
1. Identificação do Plano
|
||||||||||||
Título
do Plano
|
TEATRO E RECEPÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR
|
|||||||||||
Colégio
|
Escola Municipal Zulmira Torres
|
|||||||||||
Área
|
Teatro
|
|||||||||||
Período
|
Março a Agosto
|
|||||||||||
2. Identificação do Bolsista
(nome, lattes, e-mail)
|
||||||||||||
Nome
|
Omar Leoni Silva
|
|||||||||||
Lattes
|
http://lattes.cnpq.br/0810880334741645
|
|||||||||||
e-mail
|
||||||||||||
telefone
|
(71) 30339773 / 8849 8914
|
|||||||||||
3. Resumo do Plano (com base no sub-projeto da área)
|
||||||||||||
A proposta está fundamentada no trabalho
coletivo e participativo, onde os problemas que afligem a comunidade são
debatidos em procura de uma visão mais complexa do sistema social que nos
engloba. O debate e a improvisação também visam encontrar possíveis soluções
para essas situações, que podem estar relacionadas com a área de educação ou
não.
Os Subgrupos já estão
realizando as experiências didáticas e cada bolsista agora desenvolve um
trabalho a partir das características das turmas observadas. A perspectiva do meu trabalho visa elencar o
conhecimento na área de música dos alunos com os saberes do teatro,
retornando ao que seria uma arte não dissociada. O gênero musical escolhido
reflete também um interesse do bolsista para o desenvolvimento de seu
trabalho de conclusão de curso. A música é um espelho da cultura. Um dos
objetivos é discutir o diálogo estabelecido pela música com as relações
interpessoais em âmbito escolar e nas suas respectivas comunidades. O
pré-texto narrativo entra como linha norteadora para mergulhar na zona de
caos e poder ordenar uma dramaturgia voltada para a realidade das comunidades
de cada um.
|
||||||||||||
4. Objetivos específicos do bolsista
|
||||||||||||
Desenvolver técnicas e abordagens de característica
interdisciplinar;
Estimular o trabalho e criação coletiva
na comunidade;
Estimular a autonomia e capacidade
crítica do aluno;
Mobilizar os
alunos das escolas onde se desenvolverá o trabalho para participarem do
processo e da montagem, relacionando seus conhecimentos prévios ao conteúdo
de teatro;
Desenvolver
abordagem que facilite a compreensão do teatro como uma ferramenta importante
para o processo da aprendizagem
Desenvolver processos de livre criação
voltados para o exercício da criatividade e expressão cênica individual e
grupal.
Aprofundar
meus conhecimentos sobre o gênero musical samba e seus aspectos sociais,
políticos e culturais.
Analisar o que
é cultura, arte e o que é produzido culturalmente no ambiente de cada um dos
alunos;
Instalar um
processo criativo, utilizando como pretexto de cena o samba de roda e como
pretexto dramatúrgico lendas africanas.
Dar
continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que
possivelmente resultará num
trabalho de
conclusão de curso.
|
||||||||||||
5. Resultados específicos do bolsista
|
||||||||||||
Permanecer por
mais um ano vinculado ao projeto PIBID TEATRO, conhecendo o sistema onde a escola pública
está inserida e rememorar as dificuldades de convivência e desenvolvimento de
trabalho nesse ambiente, pensando em estrutura física, política e burocrática.
Colaborar para
sistematização de novas dinâmicas e estratégias educativas que abarquem a
áreas de conhecimentos de minha formação, dos alunos e de outros bolsistas
envolvidos.
Escrever
periodicamente relatórios com temas de conhecimentos específicos da área,
permitindo assim a publicação destes para escoamento e difusão facilitada
deste conhecimento.
Colaborar para
a organização e relação de itens bibliográficos específicos do ensino do
teatro, tendo em
vista a
participação nas salas de aula, levando em conta o atuar lecionando;
Dar
continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que
possivelmente resultará num trabalho de conclusão de curso.
Elaborar
relatórios sobre excursões realizadas fora do ambiente escolar relacionando
com conhecimentos específicos da área, tendo em vista a teoria da recepção
teatral, assunto abordado nos primeiros encontros gerais.
|
||||||||||||
6. Cronograma específico do bolsista
|
||||||||||||
|
||||||||||||
7. Referência Bibliográfica
|
||||||||||||
Data:
|
Assinatura do
Coordenador:
|
|||||||||||
Data:
|
Assinatura do
Bolsista:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário