Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Plano de Trabalho


Plano de Trabalho do Bolsista

1. Identificação do Plano
Título do Plano

TEATRO E RECEPÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR

Colégio

Escola Municipal Zulmira Torres

Área

Teatro

Período

Março a Agosto

2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail)
Nome

Omar Leoni Silva

Lattes
http://lattes.cnpq.br/0810880334741645

e-mail

telefone

(71) 30339773 / 8849 8914


3. Resumo do Plano (com base no sub-projeto da área)
             
                 A proposta está fundamentada no trabalho coletivo e participativo, onde os problemas que afligem a comunidade são debatidos em procura de uma visão mais complexa do sistema social que nos engloba. O debate e a improvisação também visam encontrar possíveis soluções para essas situações, que podem estar relacionadas com a área de educação ou não.
                 Os Subgrupos já estão realizando as experiências didáticas e cada bolsista agora desenvolve um trabalho a partir das características das turmas observadas.  A perspectiva do meu trabalho visa elencar o conhecimento na área de música dos alunos com os saberes do teatro, retornando ao que seria uma arte não dissociada. O gênero musical escolhido reflete também um interesse do bolsista para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso. A música é um espelho da cultura. Um dos objetivos é discutir o diálogo estabelecido pela música com as relações interpessoais em âmbito escolar e nas suas respectivas comunidades. O pré-texto narrativo entra como linha norteadora para mergulhar na zona de caos e poder ordenar uma dramaturgia voltada para a realidade das comunidades de cada um.
                


4. Objetivos específicos do bolsista

Desenvolver técnicas e abordagens de característica interdisciplinar;
Estimular o trabalho e criação coletiva na comunidade;
Estimular a autonomia e capacidade crítica do aluno;
Mobilizar os alunos das escolas onde se desenvolverá o trabalho para participarem do processo e da montagem, relacionando seus conhecimentos prévios ao conteúdo de teatro;
Desenvolver abordagem que facilite a compreensão do teatro como uma ferramenta importante para o processo da aprendizagem
Desenvolver processos de livre criação voltados para o exercício da criatividade e expressão cênica individual e grupal.
Aprofundar meus conhecimentos sobre o gênero musical samba e seus aspectos sociais, políticos e culturais.
Analisar o que é cultura, arte e o que é produzido culturalmente no ambiente de cada um dos alunos;
Instalar um processo criativo, utilizando como pretexto de cena o samba de roda e como pretexto dramatúrgico lendas africanas.
Dar continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que possivelmente resultará num
trabalho de conclusão de curso.
5. Resultados específicos do bolsista

Permanecer por mais um ano vinculado ao projeto PIBID TEATRO,  conhecendo o sistema onde a escola pública está inserida e rememorar as dificuldades de convivência e desenvolvimento de trabalho nesse ambiente, pensando em estrutura física, política e burocrática.
Colaborar para sistematização de novas dinâmicas e estratégias educativas que abarquem a áreas de conhecimentos de minha formação, dos alunos e de outros bolsistas envolvidos.
Escrever periodicamente relatórios com temas de conhecimentos específicos da área, permitindo assim a publicação destes para escoamento e difusão facilitada deste conhecimento.
Colaborar para a organização e relação de itens bibliográficos específicos do ensino do teatro, tendo em
vista a participação nas salas de aula, levando em conta o atuar lecionando;
Dar continuidade a um projeto de pesquisa feito anteriormente, o que possivelmente resultará num trabalho de conclusão de curso.
Elaborar relatórios sobre excursões realizadas fora do ambiente escolar relacionando com conhecimentos específicos da área, tendo em vista a teoria da recepção teatral, assunto abordado nos primeiros encontros gerais.



6. Cronograma específico do bolsista

Atividade em campo, ação em sala de aula.
Março a Agosto de 2012
Reuniões de semanais com os supervisores e coordenador para leitura de textos e discussões.
Março a Agosto 2012
Construção de projetos nas escolas, feiras, visita a museus e teatros
Maio a Agosto 2012
Participação em seminários e Congressos
Abril a Agosto de 2012
Redação de relatórios, encontros para discussões de textos
Março a Agosto de 2012
7. Referência Bibliográfica



Data:

Assinatura do Coordenador:

Data:

Assinatura do Bolsista:

Nenhum comentário: