Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pro dia nascer feliz

O documentário Pro dia Nascer Feliz, de João Jardim, traça um panorama da situação educacional brasileira atual; percorre escolas de classes sociais diferentes, com localidades e realidades distintas, trazendo depoimentos de educandos, educadores e outros envolvidos no processo da educação.

As inúmeras reflexões que Jardim nos propõe não são novas e nem desconhecidas, tratam da violência a que está exposto o sistema educacional brasileiro, que atingem todos os envolvidos com a educação. Violências estas, que vão além de ser corporais; se manifestam através do descaso do poder público, da falta de recursos, da falta de respeito por não se levar em consideração desejos, sonhos, identidade e autonomia dos educandos, como expressa o documentário. Assim, vemos um quadro de diversos problemas, mas o foco que Jardim dá não é somente para vermos estes agravantes, ou para apontar culpados, mas para que vejamos se é possível a transformação da educação brasileira atual. Ele, através do documentário, nos questiona: E agora, o que você fará diante desta situação?

No documentário, tivemos alguns exemplos que, de certa forma, responderam positivamente a este questionamento: quando mostrou que algumas escolas prezam pela valorização da expressão dos educandos, através da arte, e quando a escola conseguiu dialogar com isto, abrindo espaço para a “voz” e expressão do educando manifestar –se, mostrando que este, pode ser um dos inúmeros caminhos para o êxito da educação.

Um comentário:

Jones Mota disse...

Oi Ruth, foi a primeira autora a marcar presença diretamente no blog.

Espero que este se torne mais um espaço de reflexão.

Beijos