Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência
I Seminário Licenciatura em Diálogo: A Pedagogia
do Teatro de Grupo
Bolsista:
Arlane Marinho.
Primeiro
contato com a docência.
No
último dia 15 de setembro entrei na sala de aula pela primeira vez como
docente, foi a minha primeira aula no Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Raphael Serravale com a
supervisão da professora Regina Espírito Santo.
Essa
aula inicial tinha como objetivo conhecer a turma e apresentar a proposta de
trabalho que seria desenvolvido com eles. A professora Regina irá trabalhar com
Teatro de Formas Animadas, consequentemente todas as atividades desenvolvidas
com os alunos serão baseadas no projeto da docente da escola.
Até
o presente momento só foi possível lecionar e observar duas aulas. Tanto na
observação quanto na prática de ensino foi perceptível que não é fácil ser
professor, mas também é apaixonante e enriquecedor.
Mesmo
com o pouco tempo de experiência com os alunos do 7°A e 7°B foi possível
detectar a falta de interação entre eles. Alguns discentes têm dificuldade em
olhar nos olhos dos companheiros de sala. Trecho a seguir uma aluna descreve as
suas sensações sobre a aula e se referi ao contato com os colegas:
Gostei muito da aula de hoje, mas
fiquei um pouco envergonhada na hora de me apresentar na frente de todos os meus
colegas, mas deu tudo certo. Achei muito divertida e legal, quero que volte a
acontecer, pois eu interagi muito com os meus colegas. (Aluna Y)
Percebemos
que também há no relato da aluna o medo do julgamento por parte dos colegas da
turma. Acredito que ao longo das aulas essa realidade será transformada através
das aplicações dos jogos teatrais de Viola Spolin e também dos exercícios
propostos por Maria Eugênia Milet e Paulo Dourado no livro Manual de
Criatividades (1984).
Ter
a possibilidade de ensinar e aprender com os alunos a cada minuto da aula; de
ver que nem sempre eles querem participar da atividade e que preciso sempre ter
meios para conseguir estimular a participação. Sei que esses relatos da minha
primeira experiência em sala de aula pode ser óbvio para alguns docentes, mas
são significativos nesse momento de minha vida acadêmica.
Para
concluir a minha pequena explanação, cito um trecho dos escritos de uma aluna
que foi solicitado após o término da minha primeira aula. Nesse pequeno texto,
os alunos deveriam descrever o que sentiram da aula: “Eu cheguei um pouco
atrasada, mas eu gostei muito da aula de hoje. Foi interessante e criativa.
Espero que um dia essa aula se repita, também achei engraçado.” (Aluna X)
Perceber
que os alunos se motivam com as atividades, mesmo enfrentando a vergonha por
está no mesmo espaço dos colegas, é realmente fortalecedor, principalmente para
minha pessoa que acabar de iniciar a docência.
Referências:
SPOLIN,
Viola. Jogos teatrais na sala de aula:
um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Diário de Bordo Particular do Bolsista
Nenhum comentário:
Postar um comentário