Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Primeiro contato com a docência/Relatos de experiência apresentados no seminário interno pibid-teatro

Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 I Seminário Licenciatura em Diálogo: A Pedagogia do Teatro de Grupo
Bolsista: Arlane Marinho.
Primeiro contato com a docência.
No último dia 15 de setembro entrei na sala de aula pela primeira vez como docente, foi a minha primeira aula no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Raphael Serravale com a supervisão da professora Regina Espírito Santo.
Essa aula inicial tinha como objetivo conhecer a turma e apresentar a proposta de trabalho que seria desenvolvido com eles. A professora Regina irá trabalhar com Teatro de Formas Animadas, consequentemente todas as atividades desenvolvidas com os alunos serão baseadas no projeto da docente da escola.
Até o presente momento só foi possível lecionar e observar duas aulas. Tanto na observação quanto na prática de ensino foi perceptível que não é fácil ser professor, mas também é apaixonante e enriquecedor.
Mesmo com o pouco tempo de experiência com os alunos do 7°A e 7°B foi possível detectar a falta de interação entre eles. Alguns discentes têm dificuldade em olhar nos olhos dos companheiros de sala. Trecho a seguir uma aluna descreve as suas sensações sobre a aula e se referi ao contato com os colegas:
Gostei muito da aula de hoje, mas fiquei um pouco envergonhada na hora de me apresentar na frente de todos os meus colegas, mas deu tudo certo. Achei muito divertida e legal, quero que volte a acontecer, pois eu interagi muito com os meus colegas. (Aluna Y)
  
Percebemos que também há no relato da aluna o medo do julgamento por parte dos colegas da turma. Acredito que ao longo das aulas essa realidade será transformada através das aplicações dos jogos teatrais de Viola Spolin e também dos exercícios propostos por Maria Eugênia Milet e Paulo Dourado no livro Manual de Criatividades (1984).   
Ter a possibilidade de ensinar e aprender com os alunos a cada minuto da aula; de ver que nem sempre eles querem participar da atividade e que preciso sempre ter meios para conseguir estimular a participação. Sei que esses relatos da minha primeira experiência em sala de aula pode ser óbvio para alguns docentes, mas são significativos nesse momento de minha vida acadêmica.   
Para concluir a minha pequena explanação, cito um trecho dos escritos de uma aluna que foi solicitado após o término da minha primeira aula. Nesse pequeno texto, os alunos deveriam descrever o que sentiram da aula: “Eu cheguei um pouco atrasada, mas eu gostei muito da aula de hoje. Foi interessante e criativa. Espero que um dia essa aula se repita, também achei engraçado.” (Aluna X)

Perceber que os alunos se motivam com as atividades, mesmo enfrentando a vergonha por está no mesmo espaço dos colegas, é realmente fortalecedor, principalmente para minha pessoa que acabar de iniciar a docência. 
Referências:
 DOURADO, Paulo; MILET, Maria Eugenia Viveiros. Manual da criatividade. 2. Ed. – Salvador: Secretaria de Educação e Cultura da Bahia, 1984
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Diário de Bordo Particular do Bolsista

Nenhum comentário: