Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...
Pesquise aqui!
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
PLANO DE AULA N° 07 13/05/2014 ENSINO DE TEATRO
1.1. PROFESSOR: André Silva dos Santos
1.2. ESCOLA: Colégio Estadual Odorico Tavares
1.3. SÉRIE/TURMA: 1º Ano/Ensino Médio – 1M03
1.3. TURNO: Matutino
1.4. CARGA HORÁRIA: 100 min.
2. TEMA: Confiança e Improvisação
3. OBJETIVO (S):
• Retomar as atividades feitas na aula passada
• Explorar a capacidade criativa dos alunos através da Improvisação
• Aplicar dinâmicas de criação coletiva
• Estimular a confiança entre os alunos a partir de dinâmicas
• Propor dinâmicas de conscientização espacial.
• Trabalhar o foco, a concentração e a prontidão.
4. CONTEÚDO (S):
• Jogos de Improviso
• Jogo do “círculo da confiança”.
• Jogo do bastão
• Dinâmicas de noção espacial
5. METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:
1º momento: Os alunos irão recapitular o que foi trabalhado na última aula por meio de uma conversa estimulada pelo professor.
2° momento: Todos caminharão pela sala. Primeiro, andando normalmente; depois, andando com as pontas dos pés, em seguida, com os calcanhares; eles andarão ainda com a parte interna e com a parte externa dos pés, uma de cada vez. Eles farão essas dinâmicas alternando os níveis de velocidade, baixo, médio e alto, e também os de níveis, alto, médio e baixo.
3º momento: Ainda andando pelo espaço o professor irá pedir para ocupem os espaços vazios da sala e sempre olhando para o horizonte. Eles andarão, também, com comandos distintos; depois eles deverão andar olhando um para outro. O professor dará alguns comandos do SE, por exemplo: SE vocês estivessem em um lugar muito frio; SE vocês estivessem dentro de um forno; e SE o chão estivesse muito quente ou SE estivesse com espinhos.
4° momento: Nesse momento será feito algumas dinâmicas de improviso. O professor dará alguns comandos e o grupo deverá resolver; segue algumas das indicações: criar um X no meio da sala, fazer uma fileira e depois um círculo, deverão fazer um triângulo e depois um quadrado.
5° momento: O jogo do bastão é feito em círculo. Ele consiste em passar o bastão sempre falando o nome da pessoa que irá receber. De acordo com o desenvolvimento da turma no jogo o professor colocará mais dois bastões.
6° momento: Os alunos exporão sobre as impressões, sensações, ou seja, sobre o que acharam da aula. Depois eles farão um desenho que represente a aula.
6. INSTRUMENTOS e RECURSOS DIDÁTICOS
• Três bastões.
• Papel ofício
• Lápis coloridos.
7. AVALIAÇÃO
• Disponibilidade do aluno para com os exercícios propostos e na roda de conversa.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARDOSO, André. Diário de bordo. Licenciatura em teatro, 2013.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário