Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PLANO DE AULA N° 03 e 04 23/09/2014 ENSINO DE TEATRO


PROFESSOR-ESTAGIÁRIO: André Silva dos Santos

1.2. ESCOLA: Colégio Municipal Alfredo Amorim

1.3. SÉRIE/TURMA: 6° ano C

1.3. TURNO: Matutino

1.4. CARGA HORÁRIA: 80 min.

TEMA: Conscientização sobre a coletividade.
OBJETIVO (S):
• Propor dinâmicas de grupo.
• Conscientizar os alunos para os trabalhos que serão desenvolvidos em sala.
• Situar os alunos em diferentes grupos dentro da sala de aula.
• Sugerir no final da aula e entre as dinâmicas uma conversa sobre as percepções e aprendizados durante a dinâmica.
• Incluir interpretação textual a partir da escuta da leitura do professor.




4. CONTEÚDO (S):
• Jogos da cadeira
• Jogo do Guia e Guiado
• Jogo com Bolinhas de arroz
• Texto de Madalena Freire – O que é um Grupo?
• Criação de um desenho em grupo
• Questionário sobre a disciplina e vivências dos alunos

5. METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:

1º momento: O professor começará da mesma maneira que iniciou a aula passada, com o jogo das cadeiras. Os alunos tentarão atingir o objetivo da dinâmica, que é todos os alunos de pé sem que dois ou mais alunos se levantem de uma vez só. Depois, será feito a dinâmica das bolinhas, para que o professor possa os nomes de todos os alunos.

2° momento: Após algumas rodadas com esse jogo será feito a dinâmica do Guia e do Guiado; em dupla, um aluno será o guia e o outro será o guiado. O Guiado deve estar de olhos fechados enquanto será direcionado para diversos lugares da sala. O jogo terminará quando houver o revezamento entre a dupla, ou seja, o Guia passa a ser o Guiado. O professor irá propor que os alunos caminhem para fora da sala.

3º momento: Os alunos terão a livre escolha para ficar em um lugar da sala. Eles deverão fechar os olhos e ouvir a leitura do texto de Madalena Freire que fala sobre Trabalhos em Grupos. O professor irá ler o texto de forma dinâmica, repetindo algumas palavras, ás vezes baixo ou alto e também sussurrado. Depois de ler todo o texto os alunos compartilharão verbalmente a experiência que tiveram; algumas perguntas serão feitas: O que vocês entenderam do texto? Qual a relação do texto com os jogos que foram feitos com vocês? Quais as sensações que vocês tiveram durante a escuta da leitura do texto?

4° momento: Os alunos terão uma folha de papel ofício para transporem o sentimento que tiveram na aula. No desenho eles deverão simbolizar a experiência da aula.





6. INSTRUMENTOS e RECURSOS DIDÁTICOS
• Marcador de quadro
• Bolinhas
• Papeis ofício
• Caderno e caneta

7. AVALIAÇÃO
• Disponibilidade do aluno para com os exercícios propostos e na roda de conversa.


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARDOSO, André. Diário de bordo. Licenciatura em teatro, 2013.

Nenhum comentário: